Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Reajuste autorizado pela ANTT passa a valer nas rodovias BR-386, BR-101, BR-290 e BR-448 a partir da meia-noite de sexta-feira
Os motoristas que trafegam pelas rodovias federais concedidas à ViaSul no Rio Grande do Sul passarão a pagar mais caro pelo pedágio a partir da 0h do dia 26 de junho. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União.
A atualização dos valores atinge as rodovias BR-386, BR-101, BR-290 (Freeway) e BR-448. Na BR-386, a tarifa básica para automóveis sobe de R$ 5,50 para R$ 6,60 nas praças de Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff.
O mesmo percentual de reajuste, de 20%, também será aplicado nas praças de Santo Antônio da Patrulha e Gravataí, na BR-290, e em Três Cachoeiras, na BR-101.
Confira os novos valores
Com a atualização, as tarifas passam a ser as seguintes:
- Motocicletas: de R$ 2,75 para R$ 3,30;
- Automóveis, caminhonetes e furgões: de R$ 5,50 para R$ 6,60;
- Caminhões e ônibus (por eixo):
- 2 eixos: R$ 13,20;
- 3 eixos: R$ 19,80;
- 4 eixos: R$ 26,40;
- 5 eixos: R$ 33,00;
- 6 eixos: R$ 39,60.
Motivos do reajuste
Segundo a ANTT, a revisão tarifária leva em consideração a variação de 7,97% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além de ajustes previstos em contrato para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.
A tarifa de R$ 5,50 para automóveis estava em vigor desde fevereiro de 2024, quando houve uma redução em relação ao valor anteriormente praticado.
Novas revisões podem ocorrer
A ANTT informou que outros reajustes poderão ser realizados ao longo de 2026, de acordo com a evolução da inflação e o cumprimento das obrigações contratuais estabelecidas para a concessionária responsável pela administração das rodovias.
– Informações de Grupo Planalto de Comunicação