Home > Notícias

Portaria federal inclui Palmeira das Missões no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Palmeira das Missões foi oficialmente integrado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), conforme a Portaria SDA/MAPA nº 1.558, publicada em 12 de fevereiro de 2026 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. A medida inclui o município no sistema nacional responsável por padronizar e reconhecer os serviços de inspeção sanitária em todo o país.

Com a adesão ao Sisbi-POA, vinculado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), estabelecimentos e produtos de origem animal inspecionados pelo município poderão ser cadastrados no sistema federal, o que autoriza a comercialização em todo o território nacional, desde que atendidas as normas sanitárias vigentes.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Orlei Azeredo, a integração representa um avanço para o setor produtivo local. Segundo ele, a conquista é resultado do trabalho conjunto entre a administração municipal, equipe técnica, produtores e órgãos federais, e deve ampliar as possibilidades de comercialização para agroindústrias e produtores, inclusive fora do estado.

O prefeito Evandro Massing também destacou o impacto da medida para o desenvolvimento econômico do município. “A integração do Serviço Municipal de Inspeção ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal é uma grande vitória para Palmeira das Missões. Todos os estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal poderão ser certificados pelo município e vender para fora do estado. Isso abre oportunidades para a comunidade, amplia a produção, gera empregos e exige também responsabilidade no trabalho. O abatedouro de aves, que é o primeiro habilitado, já projeta aumento na produção e geração de postos de trabalho, e a medida também beneficia outros segmentos, como frigoríficos e agroindústrias”, declarou.

Ainda conforme a portaria, o serviço municipal será habilitado no cadastro nacional do sistema de gestão de inspeção, etapa necessária para a indicação oficial dos estabelecimentos e produtos que passarão a integrar o Sisbi-POA.

A integração possibilita que agroindústrias, frigoríficos e produtores que atuam com alimentos de origem animal avancem no processo de regularização e ampliem sua atuação no mercado, em conformidade com as exigências sanitárias estabelecidas em âmbito federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Blog

Colunistas

Educação

Geral

Polícia

Saúde

Últimas Notícias