Home > Notícias

Pesquisadores da UFSM-PM participam de missão no Japão para estudar desastres climáticos no RS

Foto: Divulgação / UFSM-PM

Missão internacional analisa estratégias japonesas de prevenção e resposta a desastres naturais

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, participaram entre os dias 19 e 26 de abril de uma missão técnica em Tóquio, no Japão, para estudar estratégias de prevenção e gestão de desastres naturais. A atividade integra um projeto que investiga as causas e respostas aos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul.

Experiências internacionais na pesquisa

A iniciativa faz parte de um estudo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR), que busca analisar a governança ambiental do estado gaúcho a partir de comparações com experiências internacionais.

Participaram da missão o coordenador do projeto, professor Dr. Nelson Guilherme Machado Pinto, do Departamento de Administração e coordenador do PPGAGR, e o acadêmico do curso de mestrado Thiago Machado Budó.

Essa não foi a primeira missão internacional vinculada ao projeto. Em fevereiro deste ano, a equipe de pesquisadores esteve em Nova Orleans, nos Estados Unidos, cidade marcada pelo impacto do furacão Katrina em 2005. O cronograma também já incluiu visitas a Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, atingidas por rompimentos de barragens.

Japão como referência em prevenção

No Japão, país frequentemente atingido por terremotos, tsunamis e tufões, os pesquisadores tiveram contato com sistemas consolidados de gestão de riscos. A missão teve como foco compreender como o país organiza políticas de prevenção e mitigação de desastres.

Entre as atividades, foram realizadas análises na Baía de Tóquio e no Rio Sumida, com observação de estruturas voltadas à contenção de impactos. A equipe também visitou a Universidade de Tsukuba, onde estudou sistemas de evacuação e preparação para emergências.

Outro destaque foi a visita ao Parque de Prevenção de Desastres de Rinkai, que reúne estratégias integradas de resposta a situações críticas, especialmente terremotos, além de ações de orientação à população.

Cooperação internacional e próximos passos

A agenda incluiu ainda uma reunião na Embaixada do Brasil em Tóquio, voltada à discussão de iniciativas de cooperação internacional no enfrentamento de desastres relacionados às mudanças climáticas.

Segundo o professor Nelson Guilherme Machado Pinto, a experiência no Japão evidencia a importância da preparação contínua da população e da integração entre planejamento urbano, tecnologia e gestão pública para reduzir impactos de eventos extremos.

O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), tem como foco principal as enchentes que atingiram o estado em 2024. A proposta é identificar fatores que contribuíram para os desastres e comparar estratégias adotadas em diferentes países.

Como próxima etapa, a equipe ainda prevê uma missão técnica em Valência, na Espanha, ampliando a análise comparativa sobre gestão e mitigação de desastres ambientais.

– Informações de Divisão de Divulgação Institucional UFSM-PM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Blog

Colunistas

Educação

Geral

Polícia

Saúde

Últimas Notícias