Home > Notícias

UFSM-PM inaugura Bancos Vermelhos em ato de conscientização sobre a violência contra a mulher

A UFSM campus Palmeira das Missões realizou, nesta terça-feira, 23, a inauguração dos Bancos Vermelhos, em um ato de mobilização e conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A ação integra uma campanha internacional que foi adaptada para o Brasil por meio da Lei 14.942/2024, incorporada à Lei do Agosto Lilás, e tem como objetivo instalar bancos pintados de vermelho em espaços públicos, trazendo mensagens educativas, contatos de emergência e frases de apoio às vítimas de violência de gênero.

A conselheira estadual dos Direitos das Mulheres, Rita Ferraz, destacou que a iniciativa se espalha por diversos municípios e reforça o compromisso com a prevenção. “O nosso projeto é para ser desenvolvido nos 20 municípios dos quais fazemos parte. Os Bancos Vermelhos tiveram origem em uma iniciativa internacional, que foi adaptada para o contexto brasileiro através da Lei 14.942/2024, incorporada à Lei do Agosto Lilás. Estes bancos representam as vítimas de feminicídio e servem como lembretes constantes da violência de gênero, trazendo números de emergência e informações sobre os direitos das mulheres. O objetivo é divulgar canais de denúncia e fortalecer a prevenção”, explicou.

Representando a UFSM-PM, o diretor do campus, Adriano Lago, reforçou a importância de espaços educativos assumirem um papel ativo no enfrentamento à violência. “Esse é um momento importante porque não podemos perder a oportunidade de marcar fortemente essa bandeira de combate a qualquer tipo de violência contra a mulher. A universidade é um espaço de educação, de ciência e também de reflexão, um reflexo da sociedade. Por isso, precisamos trazer constantemente a discussão e a manifestação de contrariedade à violência. Infelizmente, vemos casos graves, inclusive em Palmeira das Missões, e já tivemos situações envolvendo nossa comunidade acadêmica. O banco é um ato simbólico para chamar a atenção para esta campanha que acontece no município, no estado e no país”, ressaltou.

O diretor ainda lembrou que o aumento dos registros de violência, embora preocupante, também demonstra maior acolhimento e segurança para as vítimas. “Os números crescem porque as mulheres estão se sentindo protegidas para denunciar. Esse é um reflexo das campanhas e do trabalho de acolhimento. Temos grupos de pesquisa e projetos de extensão que atuam nessa temática, reforçando essa rede de apoio. Trazer o Banco Vermelho para o campus é um lembrete constante de que precisamos trabalhar todos os dias para que a cultura da violência seja deixada de lado”, completou.

O policial militar Ten. Marcelo Petry, que acompanha de perto a realidade da violência doméstica no município, também destacou a importância da ação. “Aqui em Palmeira das Missões temos um número significativo de ocorrências da Lei Maria da Penha. É um dado triste, mas também é sinal de que as mulheres estão se sentindo protegidas. Antes, muitas só procuravam a polícia em casos extremos; hoje, mesmo diante de discussões ou ameaças, elas sabem que têm direitos e buscam ajuda. Esse aumento de registros é resultado do trabalho de toda a comunidade e da divulgação constante dos canais de apoio”, afirmou.

Os Bancos Vermelhos foram instalados em locais de grande circulação no campus e irão estampar mensagens educativas e números de emergência, como o 190 (Brigada Militar) e o 180 (Central de Atendimento à Mulher). A ação busca não apenas conscientizar, mas também fortalecer a rede de apoio às vítimas, incentivando a denúncia e a prevenção da violência de gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Blog

Colunistas

Educação

Geral

Polícia

Saúde

Últimas Notícias