Cozinheiras da rede municipal de Ensino participam de atividades no Dia Mundial de Alimentação

17/10/2018

Cerca de 800 milhões de pessoas no mundo vivem em insegurança alimentar, ou seja, não tem acesso a alimentos saudáveis, de qualidade ou em quantidade nutricional suficiente para suprir as necessidades do organismo. Assegurada pela Lei n° 11.346, o artigo 2° afirma que “a alimentação é um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar da população”.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros da 20ª Conferência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Um dos principais objetivos deste dia foi colocado pela palestrante Dulcenéia Haas Wommer (Assistente técnica regional social da EMATER), e alertou o público presente para a necessidade da produção alimentar reforçando a parceria de vários níveis, salientou a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, reforçou a cooperação econômica e técnica em países em desenvolvimento e encorajou o público presente na tomada de decisões que influenciem suas melhores condições de vida. Estima-se que em 2050 o número de habitantes no mundo ultrapasse cerca de nove bilhões de pessoas e que a produção de alimentos deverá aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.

Comemorado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação tem o intuito de desenvolver uma reflexão atual sobre a alimentação no mundo e principalmente sobre a fome no planeta, sendo assim, a Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões em parceria com a Secretaria de Educação, a Emater e o curso de Nutrição da UFSM – Campus Palmeira das Missões desenvolveu uma oficina para as cozinheiras da rede municipal de Ensino. O Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE promoveu o encontro entre as entidades apoiadoras e as cozinheiras que foi realizado no auditório da UFSM. A mesa do evento foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar Senhor Flávio Janitschke, Secretária Municipal de Educação representada pela nutricionista Juliane Dalforno e pelo Diretor da UFSM de Palmeira das Missões prof. Dr. Rafael Lazzari.

No evento, 17 escolas foram representadas pelas cozinheiras da educação infantil e ensino fundamental. Aline Vargas de Camargo, 33 anos, trabalha há dez na rede municipal e representou a escola municipal Governador Leonel de Moura Brizola. Para Aline, o início foi complicado e complexo pela falta de experiência, “cozinhar em casa é diferente do que para grandes quantidades, mas aos poucos fui pegando amor, e tudo que eu faço é com amor e carinho”. Hoje, Aline cozinha para cerca de 150 alunos, ela ressaltou ainda a importância das oficinas para novos aprendizados e a qualificação profissional, sendo uma oportunidade também para conhecer colegas de diferentes escolas. No fim da oficina, as cozinheiras fizeram salgados e doces que puderam ser degustados em uma bela confraternização.

Algumas receitas da oficina

Bolo de Abóbora com casca

Ingredientes:

- 4 ovos

- 1 e ½ xícaras (chá) de açúcar

- 1 xícara (chá) de óleo

- 2 xícaras (chá) de abóbora cozida

- 1 xícara (chá) de suco de laranja

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- coco opcional

Modo de preparo:

Lave bem a abóbora inteira, retirar as sementes, picar e cozinhar com casca. Bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo e o fermento em pó. Colocar a massa numa tigela e acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó. Misturar bem e assar em uma forma untada, em forno pré-aquecido.

Bolinho de Legumes

Ingredientes:

- 1 xícara de vegetais – de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas

- 2 ovos

- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo

- ½ cebola picada

- 2 colheres (sopa) de água

- sal a gosto

- óleo para fritar

Modo de preparo:

Bater bem o ovo e misturar o restante dos ingredientes. Fritar os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorrer em papel absorvente. Podem usar: talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete, ou cascas de chuchu. Obs: No caso dos talos de couve, couve flor e brócolis recomenda-se dar uma pré-fervura antes do preparo. Aproveitar esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz, sopa, etc).

DIVULGAÇÃO/UFSM