Rodeio Bonito sedia o maior evento da Suinocultura gaúcha

13/08/2018

A última sexta-feira (10/08) foi marcada pela realização de mais uma edição do Dia Estadual do Porco. O evento, considerado o maior do setor suinícola em todo o Estado, é uma promoção da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e da Prefeitura de Rodeio Bonito, município responsável por sediar a 44ª edição do Dia Estadual do Porco. Mais de mil pessoas, entre produtores, autoridades e lideranças envolvidas no setor da suinocultura, participaram do evento, realizado no Ginásio Municipal Antônio Trento. A Emater/RS-Ascar é uma das instituições apoiadoras do Dia Estadual do Porco.

A suinocultura é uma atividade expressiva para o RS. Apenas em 2017, a produção suína atingiu 750 mil toneladas. Dessa produção, 200 mil toneladas foram exportadas no mesmo ano. O município de Rodeio Bonito alcançou o primeiro lugar no ranking do Estado, com a marca de 277 mil suínos para abate. Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a produção é superior a 1,4 milhão de cabeças.

A solenidade de abertura do Dia Estadual do Porco contou com a participação de autoridades e lideranças de todo o Estado. Entre as lideranças presentes no ato estiveram o prefeito de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurs), Valdecir Folador, e o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno.

Para trazer novidades sobre o cenário e as perspectivas do setor, a programação do evento contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que palestrou sobre os desafios do setor. A ABPA é responsável pela representação institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil.

Segundo os dados divulgados por Turra, a produção suína brasileira ultrapassa 3,7 milhões de toneladas. Isso representa 3% produção mundial, índice que coloca o Brasil na quarta posição entre os maiores produtores mundiais. Desse total, 697 mil toneladas são exportadas, o que representa 9% das exportações mundiais. Diante disso, o Brasil também mantém a quarta posição entre os maiores exportadores mundiais. De acordo com Turra, os olhares do setor estão voltados para a retomada de mercado com a Rússia e com a possibilidade de abertura de comércio com o México. Para o palestrante, esse cenário traria estabilidade e mais desenvolvimento ao setor.

Para encerrar o evento, como já é tradicional durante do Dia Estadual do Porco, foi servido o almoço à base de carne suína aos participantes.

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen – Jornalista Marcela Buzatto