Plantio do milho chega a 95% em Palmeira

06/10/2018

O percentual de plantio do milho avançou no Rio Grande do Sul e, apesar da ocorrência de chuvas intensas em algumas áreas, atinge 42% da área prevista para o Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na quinta-feira (27), as lavouras de milho implantadas no início de agosto já estão recebendo adubação nitrogenada de cobertura e foi intensificado o controle de ervas daninhas. A emergência das plantas tem sido muito boa, proporcionando stand uniforme às lavouras. Em Palmeira das Missões, conforme o engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater, dr. Felipe Lorensini, o plantio de milho chega a 95% da área, ou seja, aproximadamente 11,4 mil hectares.

Trigo - Atualmente, a cultura se encontra com 10% da área em desenvolvimento vegetativo, 34% em floração, 52% em enchimento de grãos e 4% em processo de maturação. No momento, a maior preocupação dos triticultores é com a possível incidência de doenças fúngicas. Assim, o monitoramento deverá ser intensificado, pois o trigo está numa das fases mais importantes do ciclo (floração e formação de grãos). Caso as doenças não sejam controladas em tempo oportuno e de maneira adequada, poderá haver queda na qualidade e produtividade das lavouras. Por ora, a produtividade média apontada pelos técnicos segue ao redor dos 3 mil quilos por hectare.

O cereal cultivado em Palmeira está 100% no estádio de enchimento de grãos, eventuais perdas de quantidade e qualidade dependem do tempo nos próximos dias, informa dr. Felipe. A colheita do trigo está programada para final de outubro e início de novembro.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues