Nova forma de adesão ao Susaf fomentará atividade primária

25/09/2018

A Associação dos Municípios da Zona da Produção, que possui sede em Seberi, reuniu na tarde de segunda-feira (24), técnicos municipais de agricultura e da Emater/RS-Ascar, além de prefeitos e outros interessados, para ouvir o secretário-adjunto da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Claudemir José Locatelli.
Foi uma reunião técnica relativa a implementação do decreto publicado no dia 13 deste mês, que autoriza agroindústrias a solicitarem equivalência ao Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) a partir dos Sistemas de Inspeção Municipais (SIMs).
Na oportunidade, os técnicos municipais puderam dirimir eventuais dúvidas sobre o decreto e as novidades, especialmente no que diz respeito às facilidades que serão encontradas para que pequenas iniciativas na área da produção de alimentos possam prosperar.
Pelo modelo antigo, as agroindústrias especialmente, tinham autorização para comercializarem seus produtos somente dentro dos municípios, eis que aspectos burocráticos para adesão ao Susaf eram o grande empecilho. Por conta dessa realidade, muitas iniciativas se mostraram infrutíferas, na medida em que a comercialização ficava aquém do produzido, inviabilizando portanto o aspecto financeiro.
Com o decreto, caberá ao município organizar o SIM, adequando-se ao que regulamenta o Susaf estadual, o que possibilitará que agricultores e empresários possam ultrapassar as fronteiras de seus municípios para a venda de sua produção.
“Claro que, num primeiro momento, nem todos serão contemplados. O que esse decreto foca é ser um facilitador para os pequenos, desde que seguidas as regras. Adequações serão realizadas gradativamente, para que cada vez mais possamos alavancar o desenvolvimento do Estado. E isso passa, sem a menor sombra de dúvidas, pelo incentivo às pequenas iniciativas”, diz o prefeito Gilson de Carli, presidente da Amzop.

DIVULGAÇÃO/AMZOP