Chuva pode causar perdas no trigo

11/10/2018

Com 90% das lavouras de trigo de Palmeira das Missões na fase final de enchimento de grãos e 10% no florescimento, os triticultores estão preocupados com a persistência do tempo úmido e quente prevista para as próximas semanas. A se concretizar esse cenário, mais que a quantidade, a qualidade final do grão poderá sofrer sérios danos, resultando em um produto final de baixo valor.

De acordo com o engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Dr. Felipe Lorensini, apesar da recente ocorrência de chuvas intensas a situação da cultura ainda é considerada boa, mas as previsões indicam que mais precipitações devem ocorrer, o que pode ocasionar algumas perdas.

A colheita da aveia branca padrão já iniciou, em torno de 30% já foi colhido. O restante está em maturação aguardando colheita, e também pode ser prejudicado se ocorrer mais precipitações, informa Lorensini.

As lavouras de milho já foram 100% implantadas, e apresentam boa emergência e desenvolvimento inicial adequado, sem necessitar de controle em relação ao ataque de lagartas.

Quanto à soja, o plantio deve ser iniciado na próxima semana (a partir do dia 15), já que a alta umidade do solo desta semana não vai permitir a semeadura.

TEXTO: CAMILA SCHERER