Fundadores do grupo de Consciência Negra Afro Missões são homenageados

21/11/2018

A Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões realizou na noite dessa segunda-feira (19) uma Sessão Solene em homenagem à família de João Brenes Dias da Silva (in memoriam) e Ruth Terezinha Martins da Silva, pela fundação do grupo de Consciência Negra Afro Missões.

João Brenes Dias da Silva, popularmente conhecido como Santa Maria, nasceu em 26 de junho de 1937 em Júlio de Castilhos. Casou-se com Ruth Terezinha em 1961 e tiveram cinco filhos: Clodo Francisco, Ana Rita, Lourdes Catarina, José Antônio e Cinara Teresinha Aparecida.

Santa Maria atuou como jogador de futebol durante muitos anos, passando pelas equipes do Castilhense de Júlio de Castilhos, Harmonia de Sarandi, Itapajé de Frederico Westphalen, Ouro Verde e Palmeirense de Palmeira das Missões e no Sport Club Internacional. Após encerrar sua carreira futebolística, João Brenes trabalhou no Protocolo da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões por cinco anos, até ser aprovado em concurso público e se tornar servidor da CEEE, onde trabalhou até se aposentar.

Segundo seus familiares, “Santa Maria” sempre se preocupou com os menos favorecidos, principalmente com os descendentes de africanos, o que motivou na fundação do grupo de Consciência Negra Afro Missões, em janeiro de 1988, ano em que foi comemorado os 100 anos da Abolição da Escravatura no país. O grupo teve como objetivo exercer atividades socioculturais, tendo como meta a defesa dos direitos dos negros e oprimidos, a luta pela igualdade social, política e econômica perante a sociedade.

A filha de João Brenes, Cinara Martins da Silva, ocupou a tribuna e falou emocionada sobre o pai. “Essas lágrimas são de alegria e reconhecimento, por saber que o nosso pai deixou esse legado tão grande, tão vasto e tão fácil de falar e expressar esses sentimentos que estão no coração e que sabemos que todo mundo está sentindo. Todo mundo lembra do nosso pai de forma carinhosa e isso nos conforta no momento em que estamos passando”, declarou.

Compuseram a mesa da Sessão Solene, o Presidente do Legislativo Sidinei Oliveira, Vice-presidente Leandro Lima, 1º Secretário Fernando de Carli, Secretário Municipal de Assistência Social Pedro Santos, Comandante do Corpo de Bombeiros Luiz Fernando Fagundes dos Santos, Ruth Terezinha Martins da Silva e Cinara Martins da Silva,

Sessão Ordinária

Ainda na noite de segunda-feira aconteceu a 40ª Sessão Ordinária de 2018. Na ocasião, os vereadores formaram uma Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2018, que cria o orçamento impositivo para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária. A Emenda Constitucional nº 86/2015 trouxe consigo mudanças no processo legislativo orçamentário e a principal delas foi a reserva do percentual de 1,2% da Receita Corrente Líquida, dentro da proposta orçamentária apresentada pelo Poder Executivo, como limite destinado às emendas individuais parlamentares à Lei Orçamentária Anual.

Camila Schmitt Carvalho - Assessora de Comunicação Social