39BPM inicia formação de 30 soldados

06/12/2018

Na segunda-feira (03) aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores uma Sessão Especial de Aula Inaugural do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM/2018-2019), do Polo de Ensino de Palmeira das Missões.

Na oportunidade, estiveram presentes as seguintes autoridades: Ten Cel Eliel de Souza Roque, Comandante do CRPO/Alto Jacuí; Major Romulo Ricardo Serafini, Comandante do 39º BPM; Tenente Coronel da Reserva Remunerada e Representante da Farsul Jeronimo Ferreira Barbosa; Vice-Prefeito de Palmeira das Missões Lúcio Borges no momento representando o Prefeito Municipal; Prefeito Municipal de Panambi Daniel Hinnah; Prefeito de Lajeado do Bugre Roberto Maciel Santos; Prefeito de Liberato Salzano e Presidente da Amzop Gilson De Carli; Prefeito de Novo Tiradentes Adenilson Della Paschoa; Prefeito de Engenho Velho Paulo André Dalalba; Secretário de Administração Valmir Antonio de Souza no ato representando o Prefeito de São José das Missões; Vice Prefeito de Sagrada Família Sergio Pietrobelli; Promotor de Justiça Federal Guilherme Augusto Velmovitsky Hombeeck; Promotor de Justiça Guilherme Martins de Martins; Promotora de Justiça Manuela Paradeda Montanari; Assessor da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul Gesiel Serra; Presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões Sidinei Bueno de Oliveira além de toda a Bancada de Vereadores de Palmeira das Missões, também estiveram presentes no evento Secretários Municipais, Presidentes de entidades e Sindicatos que representam e buscam melhorias na área da segurança a população dos 19 municípios que compõe o 39º BPM.

O presidente da Amzop destaca que a formação de novos policiais e o aumento do efetivo nos municípios é uma das principais pautas da Associação e uma das principais preocupações dos prefeitos. “Apesar de estarmos buscando também soluções tecnológicas para a segurança pública, como a implantação do sistema integrado de vídeo monitoramento nos municípios, a presença de uma maior efetivo sempre se traduz em maior segurança para a comunidade”, resume de Carli.

O Curso Básico de Formação Policial Militar 2018/2019 é oriundo do Concurso Público realizado no ano de 2017, sendo que o 39º BPM foi escolhido como Polo de Ensino. Até o domingo (02) os trinta alunos foram submetidos a um período de adaptação às rotinas militares, sendo que a partir da segunda-feira (03) passaram a receber instrução específica da área de atuação, voltada para preparar o aluno às missões que desempenharão após sua formatura, como Soldado da Brigada Militar.

Os alunos serão submetidos a mais de 1.600 horas de aprendizado escolar em sala de aula, divididas em 51 disciplinas curriculares, entre as quais destacamos: Direitos Humanos; Relações Humanas; Ética e Cidadania; Criminalística e Medicina Legal; Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária; Direito Institucional; Direito Constitucional; Direito Penal I e II e Sociologia da Violência.

O Corpo Docente será formado por oficiais e praças graduados e pós-graduados, os quais serão os responsáveis por ministrar os conteúdos e dividir a experiência diária do Policiamento Ostensivo. Para ministrar a aula inaugural do Polo de Ensino de Palmeira das Missões foi convidado o Promotor de Justiça de Palmeira das Missões, Dr. Marcos Eduardo Rauber, autoridade reconhecida dentro do Ministério Público pela postura firme no combate à criminalidade e na manutenção dos direitos humanos para humanos direitos, ais quais discorreu sobre o tema: “A função Policial em Tempos de Crise da Segurança Pública e a Bandidolatria”.

A perspectiva do Comando é que esses 30 Soldados em formação, depois de concluído o curso, sejam destinados aos municípios que abrangem a área do Batalhão, que encontra-se com maior defasagem de efetivo, sendo realizado um estudo e um planejamento prévio para que sejam bem empregados e que possam contribuir nas melhorias e ampliação dos serviços de segurança publica dispensados a população em geral.

39BPM – FOTOS: MILTON TABORDA