OAB e Comissão da Mulher Advogada engajados no Junho Violeta

por Camila Scherer, 13/06/2018 às 09:20 em Social

Foi realizado na tarde de terça-feira (12), para o Grupo Maturidade Ativa do Sesc de Palmeira das Missões, um evento em referência à Campanha Junho Violeta, com o tema Dignidade e respeito para com a pessoa idosa. A campanha, apoiada pela OAB e Comissão da Mulher Advogada de Palmeira das Missões-RS, é contra todo tipo de violência ou ação que cause dano a uma pessoa idosa, violência esta que pode ir da psicológica a financeira.

 

Junho violeta

O Junho Violeta foi idealizado e criado pelo jovem mineiro Romulo Leandro, com o objetivo de mobilizar toda a população para que fique atenta para este tipo de violência que vem crescendo a cada dia em nossa sociedade. Comemora-se o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa no dia 15 de junho, data instituída pela ONU com o objetivo de preservar os direitos destes cidadãos e cidadãs.

O símbolo da flor de violeta e o uso desta cor para essa campanha, da-se pois, de acordo com o idealizador, as violetas não necessitam de muita coisa para que floresçam, mas precisam sim, de muita atenção e carinho, isso sim, deve ser diário. Os idosos precisam de proteção e acima de tudo respeito, para que possam completar os ciclos de suas vidas com dignidade.

 

Palestras

Durante o evento, fizeram uso da palavra a Presidente da Comissão da Mulher Advogada de Palmeira Tatiana Fortes, a Delegada da Polícia Civil Cristiane Van Riel, as Psicólogas Tania Magalhães e Ana Andreia Savaris, e a Coordenadora do Grupo Maturidade Ativa do SESC Lidiana Fortes Boton. Em seus discursos levaram mensagens de empoderamento e sororidade aos idosos, mostraram a importância de se valorizarem e de denunciarem qualquer tipo de abuso contra eles, e inclusive, levaram mensagens e dinâmicas mostrando a importância e necessidade dos idosos se reconhecerem como pessoas importantes e necessárias à sociedade, e que merecem ser felizes e não se sujeitar a situações de negligência.

Estiveram presentes também, o Presidente da OAB Subseção de Palmeira das Missões, Sérgio Manoel Vieira, a representante da Pastoral do Idoso Silvia Elena Vianini, Tirzah Hillebrandt integrante da CMA e a Vereadora Karin Uchoa.

 

Inspiração

A comissão da Mulher Advogada, agradece a todo grupo Maturidade Ativa do Sesc, que é composto de mais ou menos 100 pessoas, completamente cheias de vida e vitalidade, que realizam ações solidárias e engrandecedoras em nossa comunidade. Sendo assim, a comissão se inspira neste exemplo, para que sempre possa perceber a necessidade de lutar para garantir os direitos e garantias dos cidadãos, e orientar os idosos, para que estes saibam identificar se estão vivendo em situações de qualquer tipo de violência ou abuso, seja por familiares, cuidadores ou instituições e que tenham condições de buscar apoio e ajuda.

A OAB e a Comissão da Mulher Advogada estarão sempre de olho, em qualquer situação que possa colocar qualquer cidadão ou cidadã em situação de risco vulnerabilidade.

Denuncie qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, apoie e ajude, independente do dia e mês do ano.

 

DIVULGAÇÃO/OAB

 

Tags:   junho-violeta   oab   comissao-da-mulher-advogada   sesc   maturidade-ativa   palmeira-das-missoes



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site