Importância da detecção precoce do câncer de próstata

por Camila Scherer, 03/11/2017 às 11:13 em Saúde

Dirigida a toda sociedade, a campanha do NOVEMBRO AZUL, surgiu no ano de 2003, visando a informar e a alertar sobre doenças masculinas.  O mês de novembro foi o escolhido, pois o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata ocorre no dia 17 deste mês, e esta doença, é uma das mais comuns e preocupantes dentre as doenças malignas, para os homens.

Porém, a campanha não se restringe apenas a doenças prostáticas; ela promove informações sobre temas como: depressão no homem, doenças testiculares, além de dicas sobre a saúde masculina em geral.

Devido a tabus como o exame do toque retal, e a incidência de mais de 60 mil novos casos por ano, o alerta maior é para o Câncer de Próstata. E ainda, o foco primordial é informar que não se deve esperar pelo surgimento de sintomas para se procurar um especialista. Em minha experiência de consultório, cerca de 80% dos pacientes que diagnostiquei com câncer de próstata NÃO apresentavam QUALQUER sintoma.

A única maneira de detectar o câncer de próstata PRECOCEMENTE é através do exame do toque retal e da medida do nível sanguíneo do PSA. Um não substitui o outro, eles se somam. Utilizar apenas o exame de sangue pode incorrer em falha em muitos casos, ou seja, existem casos de câncer com níveis de PSA normal. Além disso, por meio do exame do toque retal (que não demora 15 segundos) é possível determinar aspectos como tamanho e a agressividade do tumor.

Em estudo recente, realizado no Brasil, 48% dos homens afirmam não fazer o exame do toque e 38% dos pacientes com mais de 60 anos alegam que o exame não é relevante. O que demonstra uma grande desinformação da sociedade e comprova a relevância de campanhas como o novembro azul.

A cura de tumores diagnosticados precocemente aproxima-se de 90%. São casos em que as possibilidades de tratamento são muito maiores, comprovando a relevância da prevenção.

Desse modo, homens, a partir dos 45 anos, com casos de câncer de próstata na família, e a partir dos 50 anos, para a população em geral, realizem sua consulta ANUAL com o urologista, lembrando que a consulta precisa ser realizada pelo menos anualmente. Familiares, participem da conscientização, estimulem seus pais, esposos, avós a realizarem a prevenção!

 

Dr Paulo Cerutti Franciscatto

Médico Urologista, Cirurgião Geral e Videolaparoscopia. CRM-RS 32905

Av Independência, nº 1270, sala 207. Edifício ACAIP. Palmeira das Missões-RS. (55)99979 8004.

 

Tags:   novembro-azul   dr-paulo-franciscatto



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site