Advogada palmeirense apresenta trabalho na Europa

por Pedro Niácome, 07/05/2018 às 16:56 em Saúde

EM DEFESA DO SUS

A advogada Suraia Souza recentemente esteve cumprindo agenda de atividades no continente europeu. Em Perugia, na Itália, ela participou de um grupo de estudo, e em Cracóvia na Polônia apresentou um trabalho sobre ‘A Construção do SUS como política pública de saúde no Brasil: seus enigmas e desafios’. 

Integrante da Comissão da Mulher Advogada/OAB Subseção Palmeira das Missões, Suraia conta que a apresentação no seminário teve como finalidade mostrar o caminho tomado para a construção e avanço do Sistema único de Saúde no Brasil, bem como demonstrar os avanços e impasses que marcaram essa longa trajetória.

Ela fez uma análise da obra do autor Amartya Sen - Desenvolvimento como Liberdade. No texto ele explica a importância de se investir em saúde e educação, mostrando que esse é o caminho para o crescimento econômico e social. No Brasil o gasto com saúde em 2017 foi de 9,1% do PIB, abaixo da média mundial que é de 11%,7%.

A advogada reitera que o direito de acesso a saúde pública e de qualidade a todos os brasileiros está resguardado na Constituição Federal de 1988. “A garantia do direito à saúde se concretiza a partir de políticas sociais e econômicas executadas pelo Estado, visando a diminuição do risco de doenças através do acesso universal à saúde. Dessa forma é dever da União efetuar o repasse aos estados e municípios", explica.

Foto: Divulgação

Tags:   advogada   defesa   sus   europa   palmeira-das-missoes



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site