Tem início a 1ª etapa da Campanha de vacinação contra aftosa

por Pedro Niácome, 27/04/2018 às 11:06 em Rural

CELESTE GOBBATO

Uma nova etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1º de maio e se estende ao longo do mês na maioria dos Estados brasileiros. Bovinos e búfalos, de qualquer idade, deverão ser vacinados no mês que vem. 

A 10ª Coordenadoria Regional de Agricultura fez o lançamento da campanha na manhã de hoje (27) na Escola Estadual Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões. O veterinário Emerso Cassol esteve no ato, explica o motivos os produtores devem vacinar os seus animais. “Todos os bovinos, de todas as idades, devem ser vacinados, e o produtor por sua vez deve levar o comprovante na Inspetoria, sob o risco de ser penalizado. A campanha se estende até o final de maio, mas o ideal é que os produtores busquem regularizar o cadastro de vacinação nesses primeiros dias de campanha”, aconselha o veterinário.

O Brasil está livre de febre aftosa, mas continua sendo obrigatório vacinar os bovinos e búfalos. Os produtores que não vacinarem ou não apresentarem sua classificação de rebanho vacinado em até cinco dias úteis após o encerramento do período de vacinação, serão multados.

Nos anos de 2000 e 2001, foram registrados 52 focos de febre aftosa no estado do Rio Grande do Sul. Foram sacrificados mais de 26 mil animais e gastos mais de 11 milhões de reais para a contenção da doença, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal. Portanto, você que é produtor rural, colabore com o serviço oficial da Coordenadoria Regional de Agricultura.

A Inspetoria de Palmeira é responsável pela vacinação de 34812 animais, com abrangência nos municípios de Sagrada Família, Lajeado do Bugre e Novo Barreiro. Somente em Palmeira das Missões são cerca de 18 mil bovinos. Emerso lembra que o rebanho já foi bem maior, mas vem diminuindo nos últimos anos em função do aumento da área de cultivo da soja.

Fotos: Emerso Cassol

Tags:   campanha   aftosa   palmeira   das-missoes   2018   celeste-gobbato



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site