Sartori confirma presença na abertura da colheita do milho

por Pedro Niácome, 11/02/2016 às 08:51 em Rural

CONDOR

A região vai estar novamente em evidência no que se refere à área do milho. Isso porque acontece nesta sexta-feira (12) a abertura oficial da colheita de milho no Estado, evento que vai ocorrer na propriedade de Tarcísio Costa Beber e filhos, localidade de Linha Pontão dos Bueno, município de Condor. 

O ato inicia às 13 horas, com presença do governador, José Ivo Sartori, também do ex-Ministro da Agricultura e presidente da Associação dos Produtores de Milho do Brasil, Alisson Paolinelli, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira das Missões Maninho Saggin, dentre outras autoridades e produtores.

Beber entende que é fundamental debater a ampliação do sistema de irrigação nas propriedades, por meio de apoio governamental, por exemplo, no Rio Grande do Sul com o programa estadual Mais Água Mais Renda. O produtor considera que se cada agricultor irrigar 10% das lavouras, independente se for pequeno, médio ou grande produtor, já vai ser um grande salto para a produção de milho. Ele afirma que a região tem água disponível, porém falta apoio dos governos até mesmo para construir cisternas a fim de armazenar água das chuvas.

Já o presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do sul, Claudio de Jesus, defende melhor seguro agrícola, com estabilidade de preço ao agricultor. Quinta-feira, 11, às 20 horas, Alisson Paolinelli vai palestrar no Centro de Eventos de Condor, sobre o tema “Porque Plantar Milho”.

Alto rendimento

As produtividades têm superado as expectativas iniciais dos produtores. Na região de Ijuí, por exemplo, o rendimento está acima dos 10 toneladas por hectare. No caso da soja, as lavouras plantadas com variedades de ciclo precoce no nordeste do Rio Grande do Sul estão em fase de maturação e devem começar a ser colhidas nos próximos dias. A Emater prevê para essas localidades produtividades entre 2,43 e 2,7 toneladas por hectare - acima da média de cerca de 2 toneladas por hectare registrada nos últimos cinco anos na região.

De forma geral, 42% das lavouras de soja estão em floração e 19% em fase de formação de vagem e o clima passa a ser decisivo para a produtividade. Segundo relatório da Emater, o aspecto das lavouras é bom. No que se refere ao arroz, as lavouras se encontram predominantemente em estágio vegetativo (70%) e floração (22%). 

Na região da Campanha, lavouras em fase reprodutiva têm apresentado cachos menores que o padrão desejado, o que pode afetar o rendimento final. 

Foto: Divulgação

Tags:   abertura-do-milho   2016   condor   sartori



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site