Eng. Agrônomo aborda produção e tecnologia de sementes

por Pedro Niácome, 06/03/2018 às 16:05 em Rural

AEAPAL

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Palmeira das Missões (Aeapal) realizou na terça-feira (27), nas dependências do Clube Recreativo e Esportivo Centenário, um Jantar Palestra ministrada pelo Eng. Agr. Alexandre Gazolla Neto professor titular da URI, Campus Frederico Westphalen, intitulada Manejo, Qualidade de Sementes e Plantabilidade para Altos Rendimentos de Grãos. 

Nessa ocasião foram abordados diversos assuntos de cunho agronômico tendo como foco centralizador a importância da qualidade das sementes para obtenção de altas produtividades.

A semente constitui 50% do sucesso da lavoura, sendo assim, é preciso que o produtor tenha consciência da importância da qualidade dessa ferramenta chamada semente. A semente não é apenas um grão que germina, na verdade ela possui atributos de qualidade Genética, Física fisiológica e Sanitária que um grão não possui, constituindo assim a base fundamental para o sucesso ou o fracasso da lavoura.

 Conforme Alexandre, existem alguns fatores que afetam a qualidade da semente de soja, o primeiro deles é a qualidade genética, seguido da qualidade fisiológica (vigor e germinação), a qualidade física e a qualidade sanitária. Outra informação fundamental trazida pelo professor foi à questão de qual teste de vigor é mais adequado e para qual época, Alexandre frisou ainda que para cada 1,5 pontos de vigor que o agricultor acrescentar em suas sementes, ele estará ganhando uma saca a mais por hectare de produtividade. 

Com base na experiencia de campo de Alexandre, bem como, em dados de pesquisa, pode-se dizer que um teste de Envelhecimento Acelerado que fornece o vigor a partir de uma condição de stress, séria o teste mais adequado para se fazer antes da semeadura, por exemplo, já o teste de Tetrazólio que também fornece o vigor mostrando as sementes viáveis, seria o mais recomendado para se fazer logo em seguida da colheita. 

Porque é tão importante o tema qualidade da semente??? Não esquecendo que a semente é um ser vivo que precisa de cuidados e atenção, uma vez recebendo o manejo adequado já se tem 50% do sucesso da lavoura garantido, desde o arranque inicial. Sementes de alta qualidade resultam em plantas de alta performance, vigorosas, bem desenvolvidas e que se estabelecem bem em quaisquer condições de solo e clima. 

Fotos: Divulgação

 

Tags:   aeapal   palestra   palmeira-das-missoes



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site