Coleta Seletiva em todos os bairros

por Pedro Niácome, 23/06 às 10:59 em Rural

A PARTIR DE JULHO

 

A partir do dia 3 de julho, segunda-feira, a empresa Simpex iniciará a coleta seletiva do lixo em todos os bairros de Palmeira das Missões. O sistema foi implantado no município há um ano na área central, Bairro Solar das Missões e Bairro Umbu, com dias específicos para cada tipo de lixo – seco e úmido. A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente alerta que é primordial separar o lixo sempre, não misturando o lixo seco com os rejeitos e lixo orgânico. Esta prática traz inúmeros benefícios para o meio ambiente tornando possível a reciclagem de papel, plástico, vidro e metal, o que reduz a extração dos recursos naturais, a poluição e o desperdício.

 

Mantenha na mesma lixeira os jornais, revistas, cadernos, caixas de papelão, embalagens de leites, sucos, molhos, as garrafas plásticas, sacolas, embalagens, potes, copos, brinquedos, pratos, os vidros devidamente embalados e os metais como latas de bebidas e alimentos, panelas, bacias e objetos de cobre, zinco e ferro. Em outra lixeira devem estar os restos de alimentos, legumes, frutas, sementes, cascas, erva-mate, borras de café e chá, além da lixeira para os rejeitos como papel higiênico, fraldas descartáveis, esponjas, papel carbono, guardanapos usados, fitas e etiquetas adesivas.

 

Além de fazer a separação correta, é de responsabilidade de cada cidadão descartar cada tipo de lixo no respectivo dia de recolhimento. No Centro e bairros Umbu e Solar das Missões o lixo seco é recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras e o lixo orgânico nas terças, quintas, sábados e domingos. Desta forma, a partir do dia 3 de julho, nos demais bairros da cidade em que a coleta passa apenas nas segundas, quartas e sextas, o morador deverá depositar o lixo seco apenas nas quartas e o lixo orgânico nas segundas e sextas. Nas ruas em que a coleta passa todas as terças, quintas e sábados, o morador deverá descartar o lixo seco apenas nas quintas-feiras e o lixo orgânico nas terças e sábados.

 

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente salienta ainda que os resíduos da construção civil não devem ser depositados nos containers e nas lixeiras comuns. Os moradores são os responsáveis pela destinação correta destes resíduos, devendo contratar empresa especializada. Para os resíduos como pilhas, baterias, óleo de cozinha e eletroeletrônicos o município conta com os ecopontos, uma vez que estes itens não podem ser descartados no lixo comum.

 

Ecopontos 

 

Os ecopontos de óleo de cozinha ficam na Prefeitura, campus UPF, Sindicato Rural, Secretaria de Serviços Essenciais, Escola Assembleia de Deus, Escola Antônio Carlos Borges e Escola Assis Brasil. Para descartar pilhas, baterias e celulares os ecopontos estão na Prefeitura, Eletrônica Jorge, campus UFSM e MaqGranja. A coleta de eletrônicos e eletrodomésticos deve ser feita na Secretaria de Obras, no Parque de Exposições. Informações e dúvidas podem ser sanadas pelos telefones 0800-649-0609 ou 3742-5135 Simpex, ou 3742-7319 setor de Meio Ambiente da Prefeitura.

Tags:   coleta   seletiva   palmeira-das-missoes   todos   bairros



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site