Caravana de Lula por Palmeira é marcada por apoios e protestos

por Pedro Niácome, 22/03/2018 às 22:35 em Política

Pela primeira vez na história Palmeira das Missões recebeu dois ex-presidentes da República. Ao lado de Dilma Rousseff e demais integrantes do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula esteve nesta quinta-feira (22) em Palmeira das Missões. A adesão ficou abaixo do esperado, já que conforme informações da Brigada Militar cerca de 1500 pessoas prestigiaram o ato público no largo Alfredo Westphalen. A projeção dos organizadores era de 10 a 20 mil pessoas. 

A Caravana chegou na cidade por volta das 18h15. Lula ouviu o relato de representantes dos movimentos sociais e recebeu cestas com produtos da agricultura familiar. O petista discursou por quase 40 minutos, e voltou a declarar que tem a certeza que sua inocência será comprovada pela STF e que vai concorrer ao pleito eleitoral deste ano. Ele também ressaltou os avanços sociais durante o período que governou o Brasil. “Para gente mudar o país, vamos precisar incluir o povo pobre na economia. Precisamos voltar a gerar emprego”, pontuou.

Protestos fazem caravana de Lula mudar de rota

Além da baixa adesão, a Caravana tem enfrentado protestos por onde tem passado no Rio Grande do Sul. Além de Cruz Alta e São Miguel das Missões, em Palmeira das Missões os produtores rurais lideraram um movimento contrário à caravana. Através de uma iniciativa do Sindicato Rural, foi realizada uma carreata entre o Pórtico Norte e o Pórtico Sul, e em seguida eles ocuparam o trevo do campus da Ufsm.

Devido ao contingente de pessoas, a Caravana foi obrigada a mudar de rota ao chegar em Palmeira das Missões, percorrendo a alça de acesso da ERS 514, via aeroporto. A mudança de percurso foi comemorada pelos manifestantes, já que havia a previsão que Lula visitasse o campus da Ufsm, o que não ocorreu.

Os participantes confeccionaram placas e faixas, e fizeram discursos ‘inflamados’, principalmente após as declarações do ex-presidente, que falou que os fazendeiros gostam de dar calote.

Mais imagens Facebook/Tribuna da Produção

Fotos: Pedro Niácome/TP

Tags:   caravana   lula   palmeira-das-missoes   apoio   protestos



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site