Vendaval deixa rastro de destruição e 1,6 desabrigados

por Pedro Niácome, 13/03/2017 às 08:20 em Geral

Prefeitura de São Francisco de Paula vai decretar calamidade pública após temporal

A prefeitura de São Francisco de Paula vai decretar situação de calamidade pública nesta segunda-feira (13) após o vendaval que destruiu parte da cidade na manhã de domingo. Pelo menos uma morte foi confirmada e 12 pessoas estão desaparecidas na cidade da Serra gaúcha. Outras 70 receberam atendimento médico no hospital da cidade.

 

Segundo o vice-prefeito, Tiago Teixeira, o documento será encaminhado amanhã à Defesa Civil já que hoje as ações da prefeitura se concentram no socorro às vítimas. Mais de 1600 pessoas estão desabrigadas.

De acordo com ele, 270 famílias foram cadastradas para passar a noite no ginásio de esportes localizado na Rua Santos Dumont, no Centro de São Francisco de Paula, já que tiveram suas casas danificadas. O local também serve como central para recebimento de doações.

Os itens prioritários são alimentos, água, materiais de limpeza e de higiene pessoal, além de velas, já que a previsão é que a energia elétrica só retorne amanhã no município. Doações já foram recebidas de moradores de Gramado, Canela e Caxias do Sul. O governo do Estado confirmou hoje a liberação de R$ 175 mil para a área da saúde.

Diversos bairros tiveram estragos em função do temporal, mas a situação é mais crítica na região de Santa Isabel, São Miguel, Pedra Branca, Querência, Vila Jardim e Gaúcha. Casas foram destruídas, árvores caíram e armazéns ficaram destelhados.

De acordo com os bombeiros, no bairro Santa Isabel, o mais afetado, pelo menos 100 casas foram destruídas. O prefeito Marcos Aguzzoli disse à reportagem da Gaúcha que estima um número de mil residências danificadas em toda a cidade, no entanto o levantamento oficial ainda não foi concluído.

Há 15 anos, São Francisco de Paula foi atingida por um tornado e, segundo o prefeito, guarda semelhanças com o temporal desta manhã. Conforme ele, os estragos são superiores.

TP com Rádio Gaúcha

 

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Tags:   vendaval   sao-francisco-de-paula



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site