Ministro joga ‘terra’ no sonho do HPR

por Pedro Niácome, 12/01/2018 às 16:32 em Geral

"Pra que inventar uma lenda, um elefante branco que não vai acontecer?”

Esse hospital de Palmeira não existirá. A recente declaração do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra (PMDB), colocou novamente em xeque a viabilidade da obra do Hospital Público Regional (HPR) de Palmeira das Missões. A posição enfática do ministro foi dada no último final de semana durante um encontro do PMDB em Frederico Westplalen.

A conversa foi gravada pela equipe de reportagem do jornal Folha do Noroeste. "Não levantaram um tijolo ainda em 10 anos. Tem R$ 50 milhões depositados do tempo do Temporão [ministro da Saúde entre 2007 e 2011]. Não vai sair, minha gente. Não tem como sair. E se sair, vai ter que fechar o de Palmeira ou vai fechar o de Frederico [referindo-se aos hospitais locais] porque não tem lugar pra tanto hospital assim. E hospital público, minha gente, não funciona. Eu digo com experiência de militância na área de saúde pública. Os hospitais filantrópicos dão uma resposta 50 vezes melhor que hospital público, podem acreditar no que estou dizendo. Doente internado no Conceição, em Porto Alegre, custa seis vezes o que custa um doente com a mesma doença internado particular. Com dinheiro público. Como a gente vai explicar isso? Então, minha gente, esse hospital de Palmeira não existirá", disse Terra, que também é médico.

Ele ainda argumentou que o ideal seria dividir o montante entre os Hospitais Divina Providência, de Frederico Westphalen, e o de Caridade, de Palmeira das Missões, a fim de aumentar o número de leitos nas duas unidades. "Pra que inventar uma lenda, um elefante branco que não vai acontecer?", opinou.

Procurado pela nossa equipe de reportagem o prefeito em exercício de Palmeira das Missões, Lúcio Borges, lamentou a posição do ministro. “A gente observa que há uma conotação política na fala do ministro. Cada mensagem é diferente para cada município. O próprio Dudu e o Secretário Municipal de Saúde Paulo Fernandes estiveram no mês de dezembro em Brasília, e o Osmar deu total apoio ao HPR, que é um projeto que está em andamento no Ministério da Saúde. Só nos resta lamentar essas declarações”, relata Lúcio.  

Já o secretário de Saúde de Palmeira das Missões, Paulo Fernandes, diz que está surpreso. “A nossa bandeira continua sendo o HPR. Na realidade existe uma escarces de dinheiro nos cofres da União. E é justamente isso que vem falando o Osmar Terra, a exemplo do Hospital Regional de Santa Maria, que está pronto e não consegue funcionar, pela falta de dinheiro para custeio e não tem quem assuma”.

Áudio 

A TP aguarda um retorno do ministro Osmar Terra.

Mais informações na edição impressa-digital da próxima sexta-feira (19).

FOTO - Cristiane Luza/Folha do Noroeste

 

 

Tags:   hpr   palmeira-das-missoes   osmar-terra   ministro



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site