HC abraça projeto ‘Mãos limpas são mais seguras’

por Pedro Niácome, 15/05 às 15:59 em Geral

Controle de infecção hospitalar

A primeira quinzena de maio é marcada por duas datas importantes que visam garantir segurança à saúde da população. No último dia 5 foi celebrado o Dia Mundial de Higiene das Mãos. Este ato deve ser realizado por todo o profissional de saúde e familiar que entre em contato com um paciente, visto que as mãos são o principal veículo de transmissão de infecções.

As infecções relacionadas à saúde comprometem e retardam o reestabelecimento da saúde do paciente e prolongam o tempo de internação hospitalar. Já o dia 15 é considerado o Dia Nacional de controle e combate destas infecções. O Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), e o Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões, está engajado na causa, construindo estratégias e propondo atitudes para qualificar a atenção em saúde.

Durante todo o mês de maio serão realizadas atividades educativas nas dependências do hospital com vistas ao esclarecimento de pacientes, familiares, equipe administrativa, de saúde e demais colaboradores. As atividades são realizadas por intermédio do projeto de extensão universitária “Microrganismos recorrentes em um hospital filantrópico do norte do Rio Grande do Sul: identificando os riscos presentes nas maçanetas das portas dos quartos nas unidades de internação”. 

Foto: Divulgação/HC

Tags:   prevencao   higiene   hc   ufsm   enfermagem



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site