Em março, Postão retorna ao antigo prédio e ESF's começam a atender na Funhpam

por Camila Scherer, 23/02/2018 às 10:15 em Geral

O Centro de Saúde de Palmeira das Missões, o Postão, começou a ser reformado em novembro de 2015, com promessa de em 120 dias retornar às atividades no seu endereço tradicional na rua General Osório. Mas, falta de recursos, problemas com a empreiteira e burocracia fizeram do endereço “provisório” o permanente há mais de dois anos.

A empresa vencedora da licitação, KSB Construtora, realizou 20% da reforma programada, então faltaram recursos do governo federal. Os repasses foram regularizados em dezembro de 2016 e a obra deveria ter sido finalizada há um ano, em fevereiro de 2017, mas devido a problemas internos a empresa abandonou a obra. De lá para cá, o processo burocrático de cancelamento de um contrato e início de outro vem atrasando a continuidade da reforma, considerando que o recurso está disponível. 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Paulo Fernandes, a obra está 90% concluída e a segunda colocada na licitação deve termina-la. “A retomada do local referência para a Secretaria é muito importante para o governo municipal e imprescindível para a população. Nós tentamos dar respostas rápidas à comunidade, mas nem sempre conseguimos a celeridade necessária. Em janeiro o empreiteiro visitou o Postão e concordou em finalizar a reforma (acabamentos e piso), com os recursos que se têm disponíveis, e a assinatura do contrato com essa empresa de Palmitinho deve acontecer até sexta-feira. Eles vão assumir a obra em caráter de urgência, para entrega em 20 de março”, considera.

A previsão inicial é que os atendimentos retornem a rua General Osório em 31 de março. “O imóvel no bairro Ouro Verde terá que ser devolvido até esta data, inclusive. Primeiramente a ideia era criar ali um centro de especialidades de média complexidade, como psicologia, fonoaudiologia, nutrição, etc, mas a atual contenção de recursos inviabiliza o projeto, pelo menos por hora. Com isso, teremos que readequar a planta do Postão para receber estes especialistas e para ter um local adequado para o atendimento de cada área”, informa Paulo.

Funhpam

A reforma da Funhpam ainda não está concluída, mas já tem uma parte pronta, que será utilizada para implantar duas equipes de Estratégia Saúde da Família, que atenderão aos bairros Vila Velha, Paraíso, Franco I, Cohab, Maragatinho, São Marcos e Cesar. O atendimento deve começar no dia 01 de março. “As equipes já estão aprovadas e cadastradas no Ministério da Saúde, as verbas já estão começando a vir. Pelo layout e pelo tamanho da estrutura deve ser o melhor posto do município, a readaptação ficou muito boa nessas duas unidades. Vamos iniciar os trabalhos e aos poucos as coisas vão alinhando e vamos completando o funcionamento, inclusive com atendimento odontológico”. 

ESF Pró Morar 2 e Mutirão

 

O recurso de R$ 200 mil já está disponibilizado para ampliação da ESF Pró Morar 2 e do Mutirão, cujas plantas estão sendo finalizadas no Setor de Planejamento. No Mutirão, a ESF está em pleno funcionamento, enquanto na Pró Morar 2 será criada uma equipe para qualificar o atendimento na região. Os dois são prioridade para a Secretaria.

TEXTO: CAMILA SCHERER - FOTO: MILTON TABORDA

Tags:   postao   funhpam   palmeira-das-missoes



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site