Estudantes repudiam corte de auxílio e bloqueiam entrada de veículos na Ufsm

por Pedro Niácome, 12/04/2018 às 15:45 em Educação

Manifesto Palmeira das Missões

Acadêmicos da Ufsm realizam uma manifestação nesta quinta-feira (12) no Campus Palmeira das Missões. O objetivo principal é mostrar à comunidade o desmonte da educação e dos serviços através da PEC 55, que culminou recentemente no corte de 50% das bolsas para alunos dependentes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Durante o dia os alunos utilizaram cartazes, e bloquearam a entrada de veículos no Campus.   

O presidente do DCE e estudante de Nutrição, Lucas Rangel, explica que o programa é direcionado para estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de Ensino Superior (Ifes). A assistência estudantil permite auxílios como alimentação gratuita no Restaurante Universitário, ou ajuda de custos em materiais pedagógicos e outros, no valor mensal de R$375. “Estamos protestando contra o corte desse auxílio, já que somente no campus Palmeira 177 acadêmicos dependem dessa bolsa para continuar estudando. Como foi anunciado essa semana o corte de 50%, muitos estudantes terão que trancar seus respectivos cursos. É a primeira vez que a comunidade estudantil consegue se unir em torno de uma causa”.

Procurado pela nossa equipe de reportagem, o diretor do Campus Rafael Lazzari conta que segue intermediando as demandas entre os estudantes e a pro-reitoria de assuntos estudantis.

Mais informações a qualquer momento.

Fotos: Pedro Niácome/TP

Tags:   protesto   ufsm   estudantes   corte   auxilio



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site