Alunos têm textos selecionados pelo programa Escrevendo Histórias

por Pedro Niácome, 03/11 às 14:01 em Educação

Nesta quinta-feira, 3, embarcaram rumo à capital do Estado  alunos de cinco escolas estaduais abrangidas pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação, de Palmeira das Missões, que tiveram seus trabalhos selecionados pelo Programa Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias. Eles seguiram acompanhados por seus professores orientadores, pela responsável pelo programa na 20ªCRE, Laerta Gomes de Souza e pela chefe do Pedagógico, Jussara Maria Koch Vieira. 

A comitiva permanece em Porto Alegre entre os dias 3 e 4, onde participam de atividades na 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 28 de outubro a 15 de novembro. Essas atividades são organizadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria Estadual da Educação, que conta com um espaço na área infantil, onde são expostos os trabalhos originais dos alunos participantes do Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias.

O Programa tem sua culminância na Tarde de Autógrafos, pelos alunos-escritores da obra lançada, momento precedido de uma cerimônia de premiação, no qual se fazem presentes autoridades, familiares e as comunidades escolares das coordenadorias participantes.

Para a aluna Valentine Piovesan Corteze, 11 anos, do 5º ano da Escola Estadual de Educação Básica Francisco Goetler, de Jaboticaba, o Programa oportuniza  aprender e conhecer mais. “Com o Programa (Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias) a gente dá mais valor à leitura, à escrita e à  literatura, e visitar a Feira do Livro é a continuidade do trabalho, porque estaremos em contato com livros e escritores e agregando mais”, aformou.

O Programa

O Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias" é a publicação anual de textos e produções artísticas produzidas pelos alunos de Educação Infantil e de Anos/Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, incluindo a Educação Especial, as Escolas Abertas, os alunos da Fase, os Indígenas, as Classes Multisseriadas e de remanescentes de Quilombos.

Os textos e produções artísticas são selecionados pelas Escolas, Coordenadorias Regionais de Educação e Secretaria da Educação, através da Comissão Julgadora de cada segmento, que avalia os melhores trabalhos para publicação no livro.

O lançamento do livro é realizado em tarde de autógrafos na Feira do Livro, em Porto Alegre, evento anual que agrega o mercado livreiro regional, nacional e internacional.

A Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, participa anualmente da Feira do Livro de Porto Alegre, organizada pela Câmara Rio-grandense do Livro.

Confira abaixo os alunos selecionados na região na edição 2016 do Programa Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias.

Aluno

Escola

Município

Professor Orientador

 Kainã Ariel Mariano

E.E.I.E.F. Sepé Tiaraju

Erval Seco

Danieli Massotti

Giovana Queiroz Piovesan

EEEB Francisco Goetler

Jaboticaba

Valdete S. Stochero

Valentine Piovesan Corteze

EEEB Francisco Goetler

Jaboticaba

Valdete S. Stochero

Laura Manarin Sangiovo

Colégio E Três Mártires

Palmeira das Missões

Cassia Dalmara Borges

João Lucas Tolfo

EEEF Antonio de Souza Neto

Palmeira das Missões

Marlei T. A. Santos

Eduarda Fassini

Alfredo Westphalen

Seberi

Juliana Inês Simon

 

Texto e fotos Jô do Carmo – ACS/20CRE

 

Venha fazer parte da maior rede de universidades do mundo!

EAD Laureate – Polo Palmeira das Missões – Contato: 55 3742 2884

Inscrições abertas - Clique Aqui

 

.

Tags:   selecao   alunos   20-cre   programa   criancas   jovens   do-rio-grande   escrevendo   historias



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site