Vacinação contra Covid-19 vai começar no Brasil

18/01/2021

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada ainda nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a partir das 17 horas em todo o país.

O horário foi proposto, segundo Pazuello, para dar tempo de todos os Estados receberem as doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Em cerimônia em São Paulo, Pazuello deu início à distribuição das doses pelo país. As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.

No domingo, 17 de janeiro, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o uso emergencial no país das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford, Pazuello havia informado que a imunização iniciaria na quarta-feira, 20 de janeiro, em todo o país.

Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos Estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas pelo Estado de SP.

Ao Rio Grande do Sul, foram destinadas 311.680 unidades do imunizante ao grupo prioritário e outras 30.120 à população indígena, um total de 341.800 doses.

Fonte: G1