Sessão Solene homenageia tradicionalistas

21/09/2018

A Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores de Novo Barreiro prestou homenagem a dois cidadãos que em muito contribuíram com o desenvolvimento do município e do tradicionalismo entregado a eles o título de Cidadão Honorário de Novo Barreiro. O evento ocorreu na segunda-feira (17), com a participação da comunidade.
Conheça os dois homegeados:
Epitácio Marcelino Rodrigues de Quadros
Nascido em 26 de Janeiro de 1926, na cidade de Palmeira das Missões, casado com Nilza Ely Jahn pai de seis filhos, 08 oito netos e 10 dez bisnetos.
Epitácio foi um dos sócios fundadores da Capela São Paulo, da Linha Bela Vista, Interior, do Município de Novo Barreiro e um dos fundadores do CTG Querência da Palmeira, naquela mesma comunidade.
Amante da arte de cavalgar, trabalhou com a doma tradicional desde guri, herdado do seu pai Tibúrcio. Diante desta tradição cultuada desde pequeno se tornou um grande incentivador de piquetes tradicionalistas, como, por exemplo: “Herdeiros da Querência” e “Sentinelas do Pampa”, recebendo inclusive, diversas premiações, dentre elas a de laçador.
Conhecido pelo seu amor ao tradicionalismo, sempre pilchado e amante de um bom chimarrão, chega aos seus 92 (noventa e dois) anos, como gaúcho simples e sem luxo, ainda cavalgando e participando das festividades gauchescas, incentivando a cultura deste pago e servindo suas atitudes tradicionalistas como exemplo a todas as gerações.
João Pinto de Camargo
Nasceu em 28 de dezembro do ano de 1934, na cidade de Palmeira das Missões casou-se com Emília Chicatte de Camargo pai de três filhas, 07 sete netos e 08 oito bisnetos. Fundador do CTG “Querência da Palmeira”, da Comunidade da Linha Bela Vista e da Capela Nossa Senhora do Rosário da Linha Posse dos Camargos, além de ter sido um grande incentivador do Piquete “Sentinelas do Pampa”, ambos do Município de Novo Barreiro.
Também conhecido como um grande tradicionalista, também é prestigiado no município por ser um historiador e possuir um verdadeiro “Museu Histórico” em sua propriedade, no que tange a indumentária gaúcha e diversos objetos utilizados na Guerra dos Farrapos e que até hoje cultuam e norteiam as tradições gauchescas.
Assim, seu João se destaca em Novo Barreiro pelo seu amor ao tradicionalismo, renomado por também sempre vestir pilcha, além do chimarrão que o acompanha no dia a dia, chega aos seus oitenta e três anos, com muita disposição e participando das festividades gauchescas e incentivando a cultura gaúcha servindo de exemplo a todas as gerações.
Representando os vereadores, se manifestaram a vereadora Marcia Presotto (PTB) e vereador Paulo Klein (PT) e pelo executivo municipal o vice-prefeito Volnei Tonello.
A presidente do Legislativo, vereadora Mariela Carla Rossetto (PT) e demais vereadores da casa legislativa destacaram a importância e a honra em poder homenagear pessoas que tanto contribuíram com o município, tanto pelo conhecimento tradicionalista como na sociedade em geral e exemplos seres humanos numa iniciativa conjunta de todos os vereadores!

FOTOS: MILTON TABORDA/TP