Secretário Alfredo Avila fala sobre os desafios e avanços na educação de Palmeira das Missões
07/03/2025

O município de Palmeira das Missões, vem se destacado cada vez mais no cenário educacional. Recentemente, a cidade recebeu o Selo Ouro na Educação, um reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), que atesta o compromisso da gestão local com a qualidade do ensino e a alfabetização. No entanto, este selo é apenas uma das iniciativas que têm transformado a educação no município, com investimentos e ações voltados para o desenvolvimento integral dos estudantes e o aprimoramento contínuo dos profissionais da área.
No entanto, apesar dessa conquista significativa, o município ainda enfrenta desafios importantes que precisam ser superados para garantir a continuidade desse avanço. A elevação dos níveis nas avaliações externas, por exemplo, continua sendo uma meta a ser atingida, exigindo esforços contínuos na melhoria dos métodos pedagógicos e no apoio aos alunos. Além disso, as condições de trabalho dos professores da rede municipal precisam ser constantemente aprimoradas, com investimentos em capacitação, infraestrutura e valorização profissional. Outro desafio relevante é a melhoria no transporte escolar, garantindo que todos os alunos, especialmente os que moram em áreas mais distantes, tenham acesso seguro e eficiente à educação.
Em entrevista ao jornal Tribuna da Produção, o secretário de Educação, Alfredo Avila, destacou os principais pontos que têm orientado as políticas educacionais da cidade, as ações realizadas e os desafios enfrentados pela rede municipal de ensino. Confira.
P: O município de Palmeira das Missões recebeu o selo ouro na educação. O que esse reconhecimento representa para a cidade e quais foram os principais fatores que contribuíram para essa conquista?
R: A educação é o fator preponderante para o desenvolvimento da sociedade, incumbindo-se assim uma responsabilidade muito grande para os gestores. No que se refere ao reconhecimento máximo pelo Ministério da Educação conferindo ao nosso município essa deferência que valoriza o trabalho que está sendo desenvolvido, o que nos motiva e orgulha toda comunidade palmeirense.
O selo é um reconhecimento da gestão educacional do município em prol da Alfabetização, em que a municipalidade desenvolveu durante o ano de 2024, as vintes ações propostas pelo Ministério da Educação – MEC, dentro do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
P: Como a secretaria tem trabalhado para melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais?
R: Para melhorar a qualidade do ensino de nosso município a Secretaria Municipal de Educação, vem priorizando ações diretas no pedagógico, buscando melhorar o desenvolvimento dos educandos que são os principais sujeitos do processo ensino-aprendizagem, desta maneira, está se investindo em formação permanente que no ano de 2024 foi realizado numa parceria com a URI, sendo atingindo todas os níveis da educação, desde educadores infantis até dirigentes escolares. Também foi contratada a assessoria da Plataforma Educom Brasil que realizou formações dirigidas para os professores de Português e Matemática. Para esse ano foi ampliado as assessorias com a contratação do Instituto Fernanda Schneider priorizando o ciclo de alfabetização correspondente do 1º ao 3º ano. Assim em 2025 teremos a continuidade das formações permanentes e das plataformas de apoio aos educadores na sua prática do dia a dia nas escolas.
P: Quais são os principais desafios enfrentados pela educação no município atualmente?
R: Elevar os níveis nas avaliações externas e dar condições de trabalho aos professores da rede municipal. Melhorar o transporte escolar e continuar investindo em materiais e equipamentos aos educandários.
P: Há previsão de investimentos em infraestrutura escolar para os próximos anos?
R: Em parceria com a Secretaria do Planejamento está sendo realizado projetos de melhoria de infraestrutura das escolas, propiciando um ambiente adequado para ações pedagógicas e o desenvolvimento integral dos educandos.
P: Como está a formação continuada dos professores da rede municipal? Existem programas de capacitação em andamento?
R: A partir do ano de 2024 iniciou-se uma parceria com a URI- Frederico Westphalen, na lógica da formação continuada de toda rede municipal, Educação Infantil Berçário e Maternal, Professores dos anos iniciais, professores das áreas de Educação Física, Ciências, História, Geografia e equipes diretivas totalizando 88 horas. Também através da Plataforma Educom Brasil realizou-se formação com professores das turmas do 4º ao 9º ano, nas disciplinas de Matemática e Português. Além dessas os professores da Educação Infantil II, participam do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil –LEEI, com formações on-line e presenciais. Este ano dar-se-á continuidade a todo processo de formação continuada.
P: O município tem políticas voltadas para a inclusão de alunos com necessidades especiais? Como elas têm sido aplicadas?
R: A nossa Rede Municipal de Ensino tem várias frentes que possibilitam a inclusão dos alunos com necessidades especiais. O NIAE-Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional possui uma equipe de educadores com formação especializada para atender este grupo de alunos. Nossas escolas também possuem Salas de Recursos-AEE, onde professores com formação específica atendem os alunos com necessidades especiais do educandário. Também a rede disponibiliza em torno de 50 monitores para acompanhamento diário de alunos que necessitam de atendimento individualizado.
P: Como a tecnologia tem sido utilizada no ensino público municipal? Há algum projeto de inovação nesse sentido?
R: Todas as escolas da Rede Municipal possuem acesso à internet, com sistema que integra as escolas à secretaria, na área administrativa e pedagógica. Todas as atividades como registro de aulas, chamadas, notas e planejamento ficam disponíveis no sistema. Seguindo um cronograma, ainda esse ano serão fornecidos equipamentos como notebook, computadores entre outros.
P: Como está o índice de evasão escolar na rede municipal e quais medidas têm sido tomadas para reduzir esse problema?
R: Através da Rede Intersetorial de Apoio Escolar responsável pelo sistema Ficai 4.0, é realizado o acompanhamento da frequência escolar, tanto da Rede Estadual como Rede Municipal, sendo que, todas as escolas possuem sua Rede de Apoio Escolar-RAE, que efetua o levantamento dos possíveis alunos infrequentes, efetivando a busca ativa. Em caso de comprovada a infrequência é encaminhado a Ficha Ficai. Assim a evasão escolar não chega a se configurar como um problema em nossa rede ensino.
P: De que forma a secretaria tem trabalhado para envolver as famílias no processo de aprendizagem dos alunos?
R: Os educandários desenvolvem projetos e ações que envolvem toda comunidade escolar, propiciando assim a participação dos pais e familiares junto as escolas.
P: Quais são os próximos passos e metas da secretaria para manter e ampliar os avanços na educação municipal?
R: A Secretaria Municipal de Educação está efetivando projeto para os próximos quatro anos da gestão municipal. Projeto este, que visa contemplar todas as áreas do conhecimento que envolvem as parcerias citadas acima e ações de desenvolvimento integral dos alunos, como: teatro, dança, coral, poesias entre outros. Realização de feiras de ciências e mostras de artes desde a educação infantil até os anos finais.
Todas as ações propostas terão metas claras a serem atingidas, com mensuração das mesmas e reconhecimento dos destaques através de premiações.
Texto: Thaane Otero