Ruas de Palmeira das Missões terão nome de mulheres

24/11/2023

Projeto da Vereadora, Karin Uchôa (PP), foi aprovado na última sessão da Câmara de Vereadores

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, realizada na segunda-feira, 20, a vereadora Karin Uchôa (PP) apresentou um projeto de lei aprovado pela casa Legislativa. O PL 020/2023 estabelece a denominação de vias, logradouros e bens públicos do município tenham, em pelo menos 30% deles, os nomes de mulheres. Segundo a vereadora, basta uma rápida observação nas denominações de ruas, avenidas, e outros locais públicos para observar que a identificação com o nome de mulheres é mínima.

“Não é defasagem apenas do município, alguns poderão considerar pouco importante. Mas, temos a plena convicção que tal procedimento que já está acontecendo em outros municípios, contribuirá na reversão da invisibilidade histórica das mulheres, não só fazendo justiça, como estimulando o protagonismo feminino em todos os campos da comunidade local” – ressalta.

Conforme dados do IBGE do ano de 2019, a cada 100 logradouros públicos, 47 levam nomes masculinos, 42 tem nomes neutros, como árvores e datas, e apenas 11 têm nomes femininos.

Para Uchoa a iniciativa impacta de forma positiva na sociedade. “Com certeza, meninas e mulheres de todas as idades ao se depararem com denominações femininas pelas ruas, se sentirão identificadas e incluídas para um ainda maior engajamento comunitário e busca de destaque em todos os campos de atuação, inclusive na política” – pontua.

A vereadora ainda participa da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. A iniciativa busca não apenas aumentar a conscientização sobre os diversos tipos de violência enfrentados por mulheres, mas também promover ações concretas para prevenir e eliminar essa violência. Isso inclui advocacia por políticas públicas, educação, sensibilização, apoio a vítimas e a promoção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero.