Projeto confecciona sacolas retornáveis para beneficiários do PAA

16/09/2021

A Administração Municipal de Palmeira das Missões, por meio da coordenadoria de Agricultura e secretaria municipal de Assistência Social, está executando em Palmeira das Missões o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que beneficia 140 famílias cadastradas com alimentos oriundos de 22 famílias de produtores rurais.

As entregas, que vêm acontecendo desde julho, são realizadas no parque de exposições Telamo José Schardong, de onde os beneficiários saem carregando uma cesta de aproximadamente 22kg com os mais diversos produtos.

A tarefa de levar esses alimentos pra casa não é nada fácil, já que muitas pessoas vivem em locais distantes do ponto de distribuição e vão a pé buscá-los. Atenta a essa dificuldade, a equipe coordenadora da execução do PAA viu a necessidade de fazer uma ação para facilitar o processo e, juntamente com a Emater, a ONG Meninos e Meninas de Rua e com o apoio da Sicredi Raízes, iniciou a confecção das “Sacolas Retornáveis”.

Trata-se de bolsas feitas a partir da reutilização de calças jeans em bom estado que estavam paradas na Central de Doações, por possuírem características “ultrapassadas” - como cós baixo, por exemplo.

Se jogada no meio ambiente uma calça jeans leva mais de um ano para se decompor e sacolas plásticas podem levar entre 400 a mil anos para decomposição. Portanto, o projeto das Sacolas Retornáveis se alinha a quesitos sustentáveis e sociais.

A iniciativa é o primeiro trabalho realizado dentro do projeto “Teia Sustentável”. Iniciativa da Administração Municipal que visa interligar pessoas, ações, entidades, ideias e quem mais sinta vontade de fazer a diferença em prol da comunidade.

Parcerias

A viabilidade do projeto só foi possível graças à parceria com a Emater, que auxiliou diretamente na execução do projeto e foi a responsável pelo contato com a ONG e com a cooperativa de crédito.

A confecção das bolsas foi realizada pelas costureiras da ONG Meninos e Meninas de Rua. Os adolescentes, ficaram responsáveis pela serigrafia das 140 sacolas.

Já a Sicredi Raízes foi quem destinou os recursos para a execução para a concretização do trabalho.

Fonte: Prefeitura Municipal