Programa Educação pelo Trabalho promove aula de Yoga na UFSM-PM

05/08/2022

Os integrantes do Programa Educação pelo Trabalho (PET) Saúde: Gestão e Assistência promoveram na terça-feira (02), no espaço da Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões, uma prática de Yoga aos alunos, com mediação da facilitadora Aline Martins Rodrigues.

O PET é financiado pelo Ministério da Saúde e visa ações de educação pelo trabalho para a saúde buscando o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade.

A atividade foi idealizada pelo Grupo Tutorial “Organização de serviços de saúde e mudanças no modelo de atenção à saúde”, que além de outros objetivos visa contribuir na formação acadêmica de futuros profissionais de saúde, por meio de estudos e vivências voltadas às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Para a facilitadora da prática, ações como essa são fundamentais na formação de profissionais que trabalharão diretamente com a saúde das pessoas. “Promover essas atividades aos alunos são de extrema importância, pois trazem um outro olhar sobre a saúde pública. Muitas patologias iniciam por conta de hábitos que acarretam no sobrecarregamento físico e mental. O Yoga é uma prática milenar que vem para promover autocuidado, bem-estar, saúde e cura”, enfatizou Aline.

O Programa tem como coordenadora geral a professora Fernanda Sarturi. As tutoras deste grupo são as professoras Isabel Cristina Colomé e Tanea Bisognin Garlet e as preceptoras são a enfermeira Queli Sartori Nogueira e a assistente social Denise Maroso. Os acadêmicos bolsistas estão vinculados aos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição.

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos.

Para ter todos os benefícios do Yoga, é importante que seja praticada sob a orientação de um professor capacitado e que as práticas de Yoga sejam feitas regularmente.

Além disso, é importante que a realização das posições esteja em sintonia com a respiração, que deve ser profunda e consciente. Dessa forma, é possível que a pessoa adquira maior consciência corporal e passe a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.


Alguns dos principais benefícios que o Yoga pode trazer para a saúde, são:

1. Diminuir o estresse e ansiedade

A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.

Além disso, o fato do controle da respiração ser trabalhado em todas as práticas do Yoga promove uma maior sensação de relaxamento, que pode vir acompanhada por aumento da auto-confiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

2. Promover condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado.

Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados.

3. Aliviar dores corporais

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.

Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo.

4. Controlar a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente das exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.

5. Melhorar o sono

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.

Informações: Tua Saúde