Professora da UFSM de Palmeira das Missões inicia pesquisa internacional em Portugal

03/02/2025

A professora Dra. Andréa Inês Goldschmidt, do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Palmeira das Missões, embarcou em uma jornada acadêmica significativa ao se tornar Professora Visitante Sênior na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Desde o dia 4 de dezembro de 2024, Andréa está colaborando com o pesquisador Dr. Fernando de Fraga Azevedo, do Instituto de Educação, em um projeto que promete enriquecer as trocas de conhecimento entre as instituições.

Com uma estadia programada para durar três meses, até o fim de fevereiro de 2025, a professora está imersa em estudos de pesquisa que visam aprofundar a compreensão sobre a importância da internacionalização nas propostas de investigação e nas parcerias acadêmicas. Este projeto é parte do edital Único nº 27, de 7 de outubro de 2024, do Programa de Internacionalização – Capes PrInt UFSM, que busca fomentar a colaboração entre universidades brasileiras e estrangeiras.

Andréa, que também leciona no curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Mestrado e Doutorado), destaca que sua vivência em Portugal é uma oportunidade única de ampliar redes de contato e estabelecer colaborações com pesquisadores renomados. “Os focos desta vivência estão desde a importância da internacionalização nas propostas de investigações e parcerias, através da ampliação de redes, no estabelecimento de contatos com pesquisadores renomados, na formação de parcerias de pesquisa e expansão de conexões acadêmicas”, diz.

Pesquisa e continuidade em estudos e projetos

A professora Andréa Goldschmidt, destaca que as pesquisas já estão em andamento e têm mostrado resultados promissores, culminando na elaboração de projetos que continuarão após seu retorno ao Brasil. Segundo ela, o projeto inicial abrange investigações relacionadas a estratégias de promoção da saúde, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da infância. Esse tema é vasto e busca o desenvolvimento integral da criança, gerando uma variedade de subtemas relevantes.

Um dos tópicos de interesse comum entre as universidades, que tem sido objeto de pesquisa colaborativa tanto na UFSM quanto em Portugal, é a importância da literatura infantil e da divulgação científica no desenvolvimento infantil. Nesta parceria, estão focados em um projeto de pesquisa que dará continuidade às discussões atuais sobre uma área emergente na educação contemporânea: a literatura infantil e a utilização da Inteligência Artificial (IA) em articulação com o ensino de ciências.

Ainda segundo Andréa, há uma ampla gama de questões a serem investigadas, o que enfatiza a necessidade de atenção dedicada a essa etapa do ensino infantil. Isso implica não apenas em tempo, mas também em inovações na formação inicial e continuada de docentes, além de um número crescente de pesquisas. “Importante destacar que IA já é uma realidade e fará cada vez mais parte do nosso cotidiano, inclusive no ambiente escolar. Desta forma, entender e investigar seu uso de forma a torná-la aliada, sem dúvida é o melhor caminho para otimizar os benefícios que possamos vir a ter no uso desta como ferramenta educacional. Assim, tal projeto assume relevância ao se preocupar com a etapa de ensino dos anos iniciais, uma vez que as crianças já fazem uso destes recursos e quanto antes for discutido e investigar sobre os possíveis riscos e benefícios dos mesmos, melhor”, complementa.

Para além do Projeto

Além das atividades de pesquisa, Andréa, como professora visitante, tem a oportunidade de participar de intervenções em aulas, oficinas, palestras e seminários, o que contribui significativamente para sua formação continuada e aprendizado diário. Ela também está organizando uma proposta de sequência didática a ser implementada em uma escola de Educação Básica, em parceria com professores dos anos iniciais. Além disso, apresentará uma conferência sobre as pesquisas que tem desenvolvido na UFSM, focadas no Ensino de Ciências nos anos iniciais, representando a Universidade Federal de Santa Maria e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

As atividades da professora incluem ainda visitas culturais a instituições renomadas, como a Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora e Universidade de Santiago de Compostela.

Livros infantis publicados

A professora tem publicado livros infantis que visam a divulgação científica e estão disponíveis para download gratuito. Sempre que possível, ela promove esses materiais, reconhecendo a importância do projeto e da leitura, e esses livros têm sido divulgados, inclusive, em Portugal.