Policiais mantêm cerco no Norte para capturar foragido de Passo Fundo

21/01/2019

Policiais militares e rodoviários federais seguem nesta segunda-feira o cerco no Norte do RS em busca de um dos detentos que escaparam do Presídio Regional de Passo Fundo em 12 de janeiro, depois de uma caminhonete derrubar o portão e invadir o pátio da cadeia.

A informação levantada pelas forças de segurança é de que sete deles se esconderam entre os municípios de Seberi, Boa Vista das Missões e Erval Seco, onde após 30 horas de operação no último fim de semana, as corporações apreenderam armas, munições e veículos roubados e capturaram sete homens, seis dos 17 fugitivos de Passo Fundo e um outro foragido de Taquara, cuja suspeita é de que estivesse envolvido na tentativa de resgate dos criminosos. A ação ainda contou com drones e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para monitoramento aéreo principalmente dos trechos de matagal.

A orientação é que os moradores dessas cidades repassem dados à PRF e à Brigada Militar pelos telefones 191 e 190 sobre qualquer pessoa suspeita ou estranha pedindo ajuda.

Conforme o delegado de Polícia Civil Ercilio Carletti, que recebeu os presos para formalizar as recapturas e pediu ao Judiciário as prisões preventivas dos que cometeram novos crimes na região durante a fuga antes de serem encaminhados ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen, nenhum deles falou durante os interrogatórios em delegacia.

Na operação, houve enfrentamento com indivíduos armados e recuperação de três veículos roubados. Uma família foi rendida na localidade de linha Ciotti, interior de Seberi. Em entrevista à reportagem da Rádio Fortaleza, um morador contou que ao invadirem a casa, com duas armas, quatro foragidos mandaram todos ficarem quietos. “Queriam um carro só para fugir da polícia, porque eles abandonaram o carro que estavam ali mesmo. Disseram que não eram ladrões de casa, que eram assaltantes de banco e só queriam fugir. Não fomos machucados, apenas nos trancaram no banheiro”, relatou.

Capturas anteriores e afastamento da administração

Dos 17 fugitivos da cadeia de Passo Fundo, dois já haviam sido presos: Clederson dos Santos Ramos em 15 de janeiro e Gilson da Silva Anes no dia 18, ambos em Passo Fundo. Assim, o total de recapturas até o momento soma nove.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) designou uma equipe de intervenção para administrar a unidade por tempo indeterminado em razão do afastamento do diretor, do subdiretor e do chefe de segurança do presídio após gravações apontarem suspeitas de corrupção de agentes penitenciários, com favorecimento de apenados em celas mais confortáveis e concessão de privilégios mediante pagamento de propina.

Fonte: Folha do Noroeste