Peão Farroupilha do RS realiza primeiro trabalho social

23/09/2021

Após ter conquistado o crachá de Peão Farroupilha do RS 2021/2022, Ramiro Grethe Bregles participou no sábado, 18, de um mutirão para distribuir carreteiro aos moradores dos bairros mais vulneráveis de Palmeira das Missões, em comemoração a Semana Farroupilha.

Muito além do cargo, o Peão ajudou tanto no preparo como na distribuição do prato típico, que é símbolo da tradição gaúcha. Diversos voluntários também ajudaram na realização do almoço, que foi organizado no 35 CTG.

“Essa foi minha primeira ação como Peão Farroupilha e participar deste momento foi muito importante para mim. A primeira coisa que a gente desenvolve sempre é muito importante e fica marcado na nossa história. Então, eu vou lembrar sempre deste momento em que eu pude, além de fazer tradicionalismo, ajudar outras pessoas”, disse Ramiro.

O carreteiro solidário também contou com a presença das prendas farroupilhas da 17ª Região Tradicionalista. Os patrões e patroas, por sua vez, estiveram a frente da ação, com a arrecadação dos alimentos, garantindo o sucesso da atividade.

Ao todo, foram doadas mais de 250 quentinhas. “A cada doação realizada, a alegria estampada no olhar de quem recebia, refletia a honra e o orgulho de Ser Gaúcho. Que seja possível relembrar a importância e história e das lutas, que antes eram apenas virtudes e agora são tradição”, diz uma publicação da Secretaria Municipal de Saúde.

Cultura gaúcha e solidariedade

Ainda com restrições por conta da pandemia, as entidades optaram por uma forma diferente de levar à cultura gaúcha para a comunidade palmeirense, este ano, por meio da gastronomia e da solidariedade.

O Vice-prefeito, Regis Lorenzoni, acompanhou a ação e ainda ajudou na distribuição das quentinhas ao lado da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Maria Andréia Nerling, que também esteve presente em todo o evento.

A ação é uma realização da Administração Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com as entidades tradicionalistas de Palmeira das Missões.

TP com informações da Secretaria de Educação e Cultura