Paróquia Santo Antônio retoma missas com a presença de fieis

05/04/2021

Em obediência à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que liberou a presença de fiéis em cultos e missas no país, o governo do Estado atualizou os protocolos sanitários do Rio Grande do Sul. Um Decreto publicado na tarde de domingo, 4, em edição extra do Diário Oficial do Estado permite a ocupação de até 25% dos templos religiosos durante a vigência das bandeiras vermelha e preta.

A decisão do STF foi tomada na sexta-feira, 02, pelo ministro Kássio Nunes Marques. Conforme a determinação, Estados e municípios estão impedidos de editar normas de enfrentamento à pandemia que proíbam completamente a realização de cerimônias religiosas.

Poderão ser ocupados 25% da capacidade de cada templo como limite às aglomerações. Além disso, é necessária a preservação de cuidados sanitários, como a exigência do uso de máscaras, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada pessoa, manutenção do ambiente arejado e medição de temperatura na entrada, bem como a disponibilização de álcool gel.

Em Palmeira das Missões, o Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Nildo Moura de Melo, divulgou na manhã desta segunda-feira, 05, uma nota informando a retomada das missas com a presença dos fieis.

Confira a nota íntegra:

“A Paróquia Santo Antônio comunica que retornará às celebrações religiosas presenciais a partir de hoje, segunda-feira (05/04/2021), sempre respeitando o limite de 25% da capacidade de cada igreja.

Conforme decreto do Estado do Rio Grande do Sul (n. 55.820), manteremos como regras o uso obrigatório e correto de máscara cobrindo boca e nariz, sempre e por todos os presentes, a ocupação intercalada de assentos, de forma espaçada e modo alternado entre as fileiras de cadeiras ou bancos, respeitando distanciamento mínimo de um (01) metro entre pessoas ou grupos de coabitantes. Também faremos cumprir a obrigatoriedade de higienização das mãos, dos banheiros e das superfícies de toque com álcool 70% ou solução sanitizante de efeito similar, além de ventilação cruzada, mantendo janelas e portas abertas, ou sistema de renovação de ar.

Na porta das igrejas (capelas e matriz) haverá pessoas responsáveis pela contagem e colocação das pessoas nos devidos lugares. Não é preciso inscrição. Situações específicas que ultrapassem o número de participantes permitido, a orientação acorrerá no local.

As comunidades aguardem orientação específica que será encaminhada nessa semana por parte da paróquia.

Palmeira das Missões, 05 de abril de 2021, Oitava da Páscoa.

Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

PÁROCO”

Foto: Milton Taborda Junior