Palmeirense pode trazer o ouro do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu para Palmeira das Missões

11/11/2024

O atleta de Jiu-Jitsu natural de Palmeira das Missões, Kauã Rodrigo da Silva Maciel (20 anos), está se preparando intensamente para o torneio mundial da modalidade, que acontece entre os dias 21e 24 de novembro, em São Paulo, com o objetivo de conquistar a medalha de ouro. Em sua jornada esportiva, ele tem se destacado em competições nacionais e está determinado a representar sua cidade e sua academia com muito orgulho. Conhecido pela disciplina e dedicação nos treinos, Kauã Maciel compartilha detalhes sobre sua trajetória e os desafios que tem enfrentado em busca de seu sonho.

O início no Jiu-Jitsu

O jovem começou sua trajetória no Jiu-Jitsu inspirado pelo mundo das Artes Marciais Mistas (MMA). “O que me motivou a começar no Jiu-Jitsu foi o MMA. Para não ficar em desvantagem nas competições, decidi começar a treinar. Desde então, virou uma paixão”, revela o atleta. A decisão de treinar Jiu-Jitsu não apenas fortaleceu suas habilidades para o MMA, mas também o fez descobrir um amor pela modalidade em si.

Preparação intensa

A preparação para um torneio mundial exige dedicação e esforço redobrado. O atleta está se desafiando ao máximo para chegar em sua melhor forma física e técnica. “Minha preparação está sendo um verdadeiro desafio com treinos físicos e técnicos, como musculação, trabalho físico, e estudo técnico de Jiu-Jistu, fazendo cerca de 4 a 5 treinos por dia”, conta.

Além disso, sua principal estratégia é garantir que estará em ótima forma física, para poder soltar seu jogo com segurança durante as lutas. “Minha estratégia para o mundial se resume estar em ótima forma física para poder soltar meu jogo com segurança”, explica.

Representando Palmeira das Missões em nível mundial

Representar Palmeira das Missões em uma competição de nível mundial é algo que o jovem encara com muito orgulho e empolgação. “Me sinto empolgado pois no ano passado também representei Palmeira das Missões no mesmo campeonato ficando em segundo lugar e esse ano estou motivado a trazer a medalha de ouro pois estamos recebendo mais apoio”, destaca.

Kauã tem uma meta clara para o torneio deste ano que é conquistar o ouro. “Minha principal meta esse ano é ganhar, pois me esforcei e trabalhei duro para isso, trabalho físico e mental para poder fazer essa meta virar realidade, minha expectativa é trazer muito orgulho e reconhecimento para Palmeira das Missões e para minha academia”, diz.

Sua preparação, no entanto, não é apenas para o mundial. O atleta também está se preparando para as competições de fim de ano, como o Prime Trial e a Copa dos Campeões, que acontecem em dezembro.

Lidando com a pressão e ansiedade

Antes das competições, a pressão e a ansiedade são sentimentos comuns entre os atletas, mas Kauã Rodrigo da Silva Maciel tem encontrado maneiras de lidar com eles. Segundo ele, o psicológico forte é um dos pilares que sustentam sua jornada. “No começo me sentia muito nervoso, mas hoje em dia gosto dessa pressão, faz eu me sentir bem em um estado de ‘flow’, acabo tratando essa pressão com mais tranquilidade”, comenta.

O atleta enfrentou vários desafios ao longo de sua trajetória no Jiu-Jitsu, entre eles desafios psicológicos como a insegurança, que com muita disciplina, acabou vencendo. “Lutei vários campeonatos como algumas etapas do maior campeonato de Jiu-Jitsu do estado a Copa Prime conquistando o 3° lugar no ranking geral ganhando algumas e perdendo outras ganhando a chance de lutar a Copa dos Campeões em dezembro, enfrentei desafios psicológicos também como insegurança, mas a disciplina falou mais alto e venci todos os obstáculos”, complementa.

Inspirações no Jiu-Jitsu

No mundo do Jiu-Jitsu, Kauã sa Silva Maciel se inspira em grandes nomes da modalidade, como Mica Galvão, Fabricio Andrey, Gordon Ryan e Nicolas Meregali, ídolos que representam a excelência no esporte. No entanto, seu maior ídolo e fonte de motivação é seu mestre, que o incentivou a treinar e a se dedicar à arte marcial. "Meu mestre foi a pessoa que me motivou a começar a treinar. Ele é uma grande inspiração para mim", diz Kauã, reconhecendo o impacto do seu mentor em sua trajetória.

O apoio da família e

Embora no início Kauã não desse tanta importância ao apoio externo, hoje ele reconhece o impacto positivo que o apoio da família e amigos tem em sua carreira. "No começo, eu lutava pelo prazer do esporte. Mas hoje, o apoio das pessoas que estão ao meu lado faz toda a diferença. Eles me ajudam a seguir em frente a cada degrau que subo", afirma.

Para os jovens que sonham em seguir uma carreira no esporte, Kauã deixa um conselho valioso. “As coisas são difíceis principalmente no começo, vão passar por derrotas, vitorias, dificuldades mas o mais importante é não perder a disciplina, a fé e confiar no processo. Você não é derrotado quando perde, mas sim quando você desiste”, finaliza.

O Futuro no Jiu-Jitsu: O Caminho Ainda Está Longo

Após o mundial, Kauã da Silva Maciel continuará sua jornada nos tatames, com planos de disputar competições importantes como o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, o Prime Trial e a Copa dos Campeões. Além disso, ele pretende começar a treinar MMA para disputar lutas no próximo ano, com o objetivo de competir no ADCC, o maior campeonato de No-Gi do mundo. “Tenho a meta de lutar um open do ADCC, é um dos maiores desafios da minha carreira”, conclui o jovem, com a determinação de um verdadeiro campeão.