Palmeira das Missões ultrapassa 50 mortes por Covid-19

14/05/2021

Além de iniciar o mês de maio com aumento do número de casos positivos para covid-19, Palmeira das Missões também registra uma triste marca. Na quinta-feira, 06, o município contabilizou 50 óbitos por complicações da doença provocada pelo novo coranívuros. A informação foi confirmada pelo Centro de Operações de Emergência – COE no boletim epidemiológico do dia.

E as notícias ruins não pararam por aí. O boletim informativo divulgado na terça-feira, 11, mostra que Palmeira vivencia a semana mais letal e com mais casos confirmados desde o início da pandemia. Três óbitos foram registrados em menos de 24 horas.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, as vítimas são:

- Uma mulher de 53 anos que faleceu no dia 10. Ela estava internada no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões desde o dia 24 de abril e foi transferida para o Hospital de Caridade de Três Passos no dia 09 de maio;

- Um homem de 62 anos que estava internado desde o dia 01 de maio no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, onde permaneceu até a data do óbito;

- Um homem de 65 anos que estava internado no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, desde o dia 03 de maio, onde permaneceu até ontem, 11, data do óbito.

Ao todo, 4 óbitos foram registrados no município desde o dia 6 de maio.

Casos positivos

O município registrou aumento de casos nas últimas semanas. Até o fechamento desta edição na manhã desta quinta-feira, 13, com as novas confirmações, agora são 2.949 pessoas que já se infectaram com a doença desde o início da pandemia, em março de 2020. Destes, 2.645 são considerados recuperados e 250 casos ativos da doença são contabilizados. Há ainda 86 pessoas aguardando resultado de exames, destes 2 estão internados.

Aumento de internações

Com o agravamento da doença e a elevação no número casos e de internações por covid-19, a quantidade de pacientes de Palmeira das Missões internados chegou a 27 na quarta-feira, 12.

Destes, 20 casos ativos internados no Hospital de Caridade. Ou seja, os leitos estão operando com ocupação máxima. Um caso internado em Ijuí e outro em Carazinho. Há ainda 5 palmeirenses internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI, em Passo Fundo.

No boletim epidemiológico, a Administração Municipal de Palmeira das Missões reforça a importância de evitar aglomerações e manter os cuidados e medidas de prevenção à Covid-19.

“Quando nos referimos a pessoas com as características básicas como sexo e idade apenas, fica mais difícil imaginarmos como elas eram, suas personalidades, que histórias deixaram para serem contadas e o quanto eram importantes para outras pessoas. Pode ser que seja isso que esteja faltando para nos darmos conta que nós temos a responsabilidade de nos cuidarmos e ajudarmos a evitar a disseminação do vírus. É necessário que cada um faça sua parte para que juntos possamos mudar a rotina de termos que noticiar todos os dias números - que assustam mas não personificam - de quem vai, mas poderia ter ficado”, diz a publicação.