Notice: getimagesize(): read of 8192 bytes failed with errno=21 Is a directory in /var/www/html/public_site/1962/controllers/ctrl_news.class.php on line 87

Notice: getimagesize(): Read error! in /var/www/html/public_site/1962/controllers/ctrl_news.class.php on line 87
Palmeira das Missões promove a Abertura Oficial da Colheita da Erva-mate

Palmeira das Missões promove a Abertura Oficial da Colheita da Erva-mate

08/08/2024

Palmeira das Missões foi palco da Abertura da Colheita da Erva-mate, na quinta-feira, 8. A festa, realizada na propriedade da família Friderich da Cruz, na linha Passo Raso, fez parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado e contou com representantes do setor ervateiro dos cinco polos produtores do estado gaúcho, lideranças e autoridades.

Durante a manhã, foi realizado o Fórum da Erva-Mate, no Centro Cultural do município, que contou com as palestras sobre a história, as potencialidades, o turismo e inovações no setor da erva-mate. Foram ministradas, “Influências históricas da erva-mate na formação histórico-social da região da Grande Palmeira”, com Henrique Pereira Lima (Historiador); “llexturismo: Percebendo o Rio Grande do Sul pela sua identidade, o mate”, com Ilvandro Barreto de Melo (Emater/RS – Ascar e Câmara Setorial Estadual da Erva-mate); “Um novo Olhar sob a Erva-mate”, com Ariana Maia (Inovamate); e “Erva-mate: mercado, oferta e demanda”, com Álvaro Luiz Bozzetto Pompermayer (Sindimate/RS).

No turno da tarde foi realizada a Festa da Colheita da erva-mate, na propriedade da família Friderich da Cruz, que começou o cultivo há cerca de 10 anos. “É uma grande honra para nossa propriedade ser escolhida para sediar este evento, é uma grande alegria”, destaca a produtora palmeirense Vera Friderich da Cruz. Ela conta que o cultivo começou faz uns dez anos e que desde lá a família vem preparando o terreno, limpando e organizando para receber as mudas de erva-mate, além de cuidar da que já existiam na propriedade. “Foi um trabalho de formiguinha, ainda mais que a gente não usa agrotóxico, foi muito esforço, mas que dá uma satisfação muito grande, porque a gente pode explorar a terra sem prejudicar a natureza”, afirma Vera.
 

Para o coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate, Ilvandro Barreto, o evento é de grande importância, pois representou tudo o que a região de Palmeira das Missões (polo ervateiro e celeiro das Missões) significa para a erva-mate no contexto do Estado do Rio Grande do Sul. “É importante salientar que essa oportunidade está reunindo os cinco polos verdadeiros do Estado do Rio Grande do Sul, lideranças e autoridades, no intuito de celebrar a colheita da erva-mate, árvore que é o símbolo do Rio Grande do Sul”, diz o coordenador.

Barreto salienta que, mais de 14 mil produtores se dedicam à atividade no estado do Rio Grande do Sul, onde existem 250 indústrias que processam o produto. Além disso, o estado possui uma grande capacidade de exportação, com 38 mil toneladas de erva-mate por ano. O consumo interno da erva-mate no estado chega a 110 mil toneladas anuais. “Tudo isso forma uma economia, uma cultura, valoriza a nossa história e, fundamentalmente, pelo próprio ambiente onde nos encontramos, demonstra o quanto a erva-mate tem um relacionamento amigável com o meio ambiente, já que é uma espécie nativa da Mata Atlântica”, complementa.


O evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e pela prefeitura de Palmeira das Missões, com apoio do Fundomate, da Emater-RS/Ascar e da Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de diversas entidades.