Novo padre na Paróquia Santo Antônio

30/10/2018

O Padre Aldino José Kiesel é o novo integrante da Paróquia Santo Antônio em Palmeira das Missões. Conheça um pouco da história do pároco:

“Sou Padre Aldino José Kiesel, membro da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales, que estão em Palmeira das Missões há mais de oitenta nos. Nasci em 13.07.1958, em São Martinho, RS. Entrei no seminário em Braga, frequentei o Ensino Médio no Colégio Três Mártires em Palmeira das Missões. Após os estudos de Filosofia em Viamão, o noviciado em Jaboticaba e Teologia na PUC em Porto Alegre, fui ordenado padre em São Martinho no dia 27 de dezembro de 1986.

Nos dois primeiros anos de padre trabalhei na paróquia Santa Isabel, Viamão. Depois disso, comecei a servir, por quinze anos, na formação dos seminaristas: postulantes, noviços e estudantes de Filosofia e Teologia. Em 1994 e 1995 estive na Paróquia São João Batista, em Novo Barreiro. Por dois anos estive em Manta, Equador, como formador e ajudando na paróquia.

No ano de 2000, no Capítulo Geral da Congregação na Alemanha, foi-me pedido de servir como membro do Conselho Geral da Congregação. Isso me levou a ir por meio ano a Pretória, África do Sul, para o estudo da língua inglesa, a língua normalmente usada nos encontros internacionais da Congregação. De 2004 a 2006 servi como Superior Regional de nossa Região Sulamericana, que compreendia então Brasil, Uruguai e Equador, e que hoje também inclui o Haiti.

Em julho de 2006 os desígnios de Deus me fizeram a maior surpresa. Durante o Capítulo Geral foi-me me pedido o serviço de Superior Geral da Congregação, serviço que conclui agora em julho último. Durante esses doze anos minha residência foi Roma, onde temos a Casa Geral. Nesse serviço de ser “a alma e o coração” da Congregação (como dizem nossas Constituições) tive a graça de encontrar-me com praticamente todos os atuais 450 membros da Congregação, presentes atualmente em 17 países: na América do Sul e no Caribe, na América do Norte, na Europa, na África e na Ásia (Índia). Particularmente acompanhei mais de perto nossa presença e missão na Índia, a atual Região mais nova da Congregação e com o maior número de novas vocações.

Estamos servindo como Oblatos em alguns dos países mais necessitados do mundo, como Índia, Benin (na África) e no Haiti. Nossa missão é viver e divulgar o espírito de São Francisco de Sales, nosso patrono, que viveu há quatros anos atrás, mas que continua tendo uma mensagem atual e que continua a tocar o coração de tantas pessoas. Máximas espirituais como “Façamos tudo por amor, e nada à força” continuam a ajudar muitas pessoas a orientar suas vidas no cotidiano.

Estou contente e grato que o bom Deus me trouxe de volta a Palmeira das Missões, a esta paróquia tão dinâmica e onde tantos leigos demonstram seu amor à Igreja, engajando-se em tantas pastorais nas muitas comunidades. Peço a graça de poder florescer onde Deus me plantou”.