Nereu Piovesan busca representar os trabalhadores e agricultores da região na Câmara Federal

13/05/2022

Trabalhando atualmente como Analista Jurídico da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Frederico Westphalen (RS) o servidor público e coordenador regional do Partido dos Trabalhadores (PT), Nereu Piovesan, de Palmeira das Missões, oficializa sua pré-candidatura a Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul.

A direção estadual do PT, junto aos integrantes dos movimentos sociais, visto o aumento de adesão de dirigentes, militantes e simpatizantes, tanto em Palmeira das Missões, quanto na região e no Estado do RS, convidou e indicou Nereu Piovesan como representante da região na Câmara Federal. O qual divulga oficialmente sua pré-candidatura a Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Seu principal comprometimento com sua eleição é formular políticas que vem em defesa dos interesses e desenvolvimento da região, o crescimento da economia, a qualidade vida dos trabalhadores, agricultores familiares e estudantes, na volta da geração de empregos e o incentivo à pequena e média indústria agrícola.

Filho de pais agricultores, com sete irmãos, morou em Palmeira das Missões com sua família em um terreno de aproximadamente 15 hectares. Teve contato com os trabalhadores do meio rural e os movimentos sociais desde muito jovem. Com seus pais sempre apoiando a educação e formação de todos os filhos, Nereu se formou em direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) em 1997.

Desde então atua fortemente pelas causas sociais dos agricultores e possui uma vasta carreira política e social, na luta do campo, com os trabalhadores sem teto, participou da criação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), foi vereador em Palmeira das Missões, secretário de planejamento, secretário da saúde e vice-prefeito em 2008 e se candidatou a prefeito em 2016, não foi eleito, mas teve um número significante de 32% dos votos.

É um dos articuladores do projeto da vinda do Campus da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, afirma. Também foi articulador da implementação do Hospital Público Regional de Palmeira e de outros municípios da região. Nereu afirma que essas conquistas só ocorreram pela possibilidade de investimento em saúde pública do governo Lula e Dilma. Seu principal motivo era trazer um hospital que acabasse com a carência de saúde de alta complexidade na região e que tivesse a infraestrutura necessária para atender os 72 municípios que envolve.

Entre seus maiores comprometimentos e principais propostas não poupará esforços para consolidar o Hospital Público Regional; Incentivar a ampliação e qualificação da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões e Frederico Westphalen; Garantir para a agroindústria familiar, essa categoria social tão importante para a região, o acesso ao crédito parlamentar, que muitas vezes apenas grandes empresas já ricas e consolidadas conseguem.

Se compromete a garantir o acesso à infraestrutura e comercialização necessária, para que os pequenos e médios empreendedores possam manter seus comércios e incentivar a economia local, gerando mais empregos; O acesso à juventude a educação de qualidade durante toda sua formação e a garantia de estadia do aluno da Universidade Federal; Garantir alimentação para a população carente em um dos estados que mais produz alimentos no país; Incentivo às culturas gaúchas e brasileiras como um todo; Agilizar e tornar possível a duplicação da BR 386 até Iraí.

Sua pré-candidatura vem em consonância com o atual momento político do Brasil, em que a esquerda volta a sua base e reafirma suas relações com os trabalhadores, estudantes, produtores, agricultores, microempresários e movimentos sociais. Juntamente com o lançamento da pré-campanha de Lula para Presidente e Edegar Pretto para Governador do RS, Nereu Piovesan afirma a importância da sua pré-candidatura junto a esses representantes:

“É importante eleger Lula presidente e Edegar Pretto governador para resgatarmos a dignidade do povo brasileiro. Sempre há uma esperança”.

Nos próximos dias, que antecedem o lançamento oficial da candidatura a deputado federal, Nereu Piovesan marca com apoiadores de todo o Estado do Rio Grande do Sul assembleias e debates sobre as propostas, com a presença de lideranças de toda a região e conta com a presença do deputado e pré-candidato a Governador do Estado, Edegar Pretto.

Fonte: Assessoria Nereu Piovesan