MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO - E. C. Brasil é campeão em Novo Barreiro

26/12/2019

Encerrou na tarde deste domingo (22) o Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Novo Barreiro. A parceria entre o Conselho Municipal de Desporto e o Fercomércio/Sesc promoveu a 20ª edição desta tradicional competição.

O estádio da Linha Biriva lotou de espectadores ansiosos para assistir às duas decisões: União São Cristóvão x Squadra Celeste pela categoria Aspirantes, e Esporte Clube Brasil x Associação Atlética Linha Biriva pela categoria Principal.

No primeiro jogo da final, realizado no domingo anterior (15), a Squadra Celeste ganhou pelo placar de 1x0. No jogo de volta, Iuri marcou para o São Cristóvão, igualando os placares dos jogos e levando a decisão para a cobrança de penalidades máximas. As primeiras cinco cobranças de cada equipe foram convertidas. Na terceira rodada das cobranças alternadas o goleiro Douglas defendeu e garantiu o título dos Aspirantes para o União São Cristóvão, equipe da comunidade de Três Passinhos. Douglas ainda levou a premiação de Goleiro Menos Vazado, e Fábio dos Santos, do Brasil, foi goleador com oito gols.

Já na categoria Principal, Brasil e Biriva empataram no jogo de ida pelo placar de 1x1. Com o placar aberto no jogo de volta, os donos da casa foram para cima, mas pararam nas mãos do goleiro Jiboia, que estava em uma tarde inspirada. Na metade do primeiro tempo um lance capital mudou a história do jogo: em uma disputa de bola dentro da área, o atleta Paulo Cesar do Brasil levou a pior na dividida com o goleiro Rafael, e acabou tendo que ser levado de ambulância para Palmeira das Missões com suspeita de fratura. Rafael, consequentemente, recebeu o cartão vermelho. Além de converter a cobrança da penalidade máxima com Gabriel, ele ainda marcou mais um em uma belíssima cobrança de falta. Com a vantagem de 2x0 para o Brasil o jogo foi para o intervalo.
No segundo tempo, a Biriva encontrou fôlego para atacar mesmo com um a menos. O goleiro Jiboia continuava fechando o gol, mas Ariel, em cobrança de pênalti, diminuiu a diferença. A expulsão de Cassiano do Brasil igualou o número de atletas em campo, e deu mais gás para a Biriva buscar o empate, que veio através do atacante Adriano.
A igualdade no placar levou mais esta decisão para os pênaltis. E novamente aconteceu um empate nas cinco primeiras cobranças, com cada time convertendo três penalidades. Nas alternadas, Jiboia confirmou a boa fase, defendendo a cobrança da Biriva e, ele mesmo, batendo o último pênalti que deu o título para o Esporte Clube Brasil, da comunidade de Coxilha Alta. Jiboia ainda recebeu os troféus de Craque do Jogo e de Goleiro Menos Vazado. O Brasil ainda levou o troféu de goleador, que foi para Alexandre Fogalli, que balançou as redes oito vezes.

Durante a premiação, o Prefeito Tito agradeceu à comunidade da Linha Biriva por toda a estrutura disponibilizada para realização das finais e ressaltou o legado de amizade que ficou após as disputas. Já o presidente do CMD, Sidney Araújo, agradeceu a parceria com o Sesc e a participação de todas as equipes.

TEXTO E FOTOS: CAMILA SCHERER