Mostra Científica e Cultural da 20ª CRE celebra os talentos da educação regional
11/11/2024
A II Mostra Científica e Cultural das Escolas Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul - Etapa Regional promovida pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação reuniu os talentos e as potencialidades dos estudantes das escolas de abrangência da regional. Um dos maiores eventos sobre ciência, sustentabilidade, tecnologia e cultura da região foi realizado nesta quinta-feira, 07 de novembro, no Campus da URI, em Frederico Westphalen.
Com o tema “Futuros Equânimes”, a feira tem como objetivo principal a promoção da divulgação científica, cultural e dos jovens talentos das escolas. Além disso, busca promover a integração entre estudantes, professores, estudiosos e a comunidade em geral. O evento também foi uma celebração da ciência, da tecnologia, da cultura e de um futuro melhor.
Para a etapa regional, foram classificados 114 trabalhos de 52 escolas de abrangência da 20ª CRE. Ao todo, mais de 600 pessoas vão participar do evento que vai movimentou as instituições de ensino de toda a região.
Doze projetos conquistaram o 1º, 2º e 3º lugar da II Mostra Científica e Cultural das Escolas Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul nas modalidades Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, além da Mostra Cultural. Os projetos premiados foram:
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
1° lugar: Projeto “Cores da Terra: Explorando a arte sustentável com pigmentos naturais” da
Escola Estadual Lucila Nogueira, de Boa Vista das Missões
2° lugar: Projeto “Os 5 R's da Sustentabilidade” da Escola Estadual de Educação Básica José
Cañellas, de Pinheirinho do Vale
3° lugar: Projeto “Doadores do Amanhã” da Escola Estadual José de Anchieta, de São Pedro das
Missões
Ensino Fundamental - Anos Finais
1° lugar: Projeto “Ecoestufa” da Escola Estadual Alfredo Westphalen, de Seberi
2° lugar: Projeto “Barreira Sustentável: uma solução para a captação de resíduos dos rios” da
Escola Estadual Padre Francisco Goettler, de Jaboticaba
3° lugar: Projeto “Brinquedos hidráulicos sustentáveis” da Escola Ângelo Beltramin, de Pinhal
Ensino Médio
1° lugar: Projeto “Raízes do Sul: reconstruindo o solo gaúcho” da Escola Estadual Mathias
Balduíno Huppes, Cristal do Sul
2° lugar: Projeto “Sustentabilidade na Suinocultura” do Colégio Estadual Dr Liberato Salzano
Vieira da Cunha, de Liberato Salzano
3° lugar: Projeto “Pack do Estudante” do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, de
Seberi
Mostra Cultural
1° lugar: Projeto “Leitura: O caminho para o conhecimento” da Escola Estadual Bom Pastor, de
Planalto
2° lugar: Projeto cultural “Erva-mate: dança de CTG e apresentações” da Escola Estadual 14 de
Maio, de Vicente Dutra
3° lugar: Documentário sobre o tema “Aborto no Brasil” da Escola Estadual São Gabriel, de Ametista do Sul
Além dos troféus, quatro projetos foram classificados para a Etapa Estadual, que acontece de 24 a 29 de novembro, em Porto Alegre. Os trabalhos foram selecionados por mais de 90 avaliadores parceiros da URI Frederico Westphalen e UFSM Palmeira das Missões. "A Mostra 'Futuros Equânimes'; é mais do que um evento; é um símbolo da esperança e do potencial que nossos estudantes têm para transformar o mundo. É um lembrete de que o futuro não é algo que acontece por acaso, mas sim algo que podemos criar juntos. Vamos
inspirar-nos nos projetos expostos e nos desafiar a criar um futuro melhor para todos”, destacou a coordenadora regional, Jogelci do Carmo, durante a solenidade de abertura do evento.
A II Mostra Científica e Cultural foi sucesso absoluto e promoveu a integração entre a escola, a comunidade e a universidade. A comunidade regional pôde visitar a feira que também contou com apresentações artísticas da banda mirim da Escola Estadual Cardeal Roncalli.
A 20ª CRE agradece aos apoiadores e patrocinadores da etapa regional, são eles: Cresol, Supermercado Barril, Telecell Celulares, Conceito A, Sicredi, Coopraf, Tche Turbo, Supermercado Razia, Banrisul, Emater, Jumper Escola de profissões e idiomas, Sorvetes Skinabom, URI e UFSM.