Morre o tradicionalista Paixão Côrtes

27/08/2018

Na tarde desta segunda-feira (27), foi confirmado o falecimento de Paixão, 91 anos, um dos homens mais importantes da cultura gaúcha. Fundador do primeiro CTG do Rio Grande, folclorista, pesquisador de danças tradicionais. Ele estava internado no Hospital Ernesto Dornelles, onde tentava se recuperar de complicações após ter fraturado o fêmur.

No ano passado, o folclorista anunciou sua despedida da vida pública, para cuidar da saúde. Conforme carta divulgada pela família na ocasião, Paixão seguiria “organizando e enriquecendo seu extenso acervo documental de pesquisas”. Parte dessa organização consistia em editar um livro de 700 páginas sobre danças tradicionais.

Com suas pesquisas, Paixão ajudou a documentar os costumes e a arte do homem do campo, mas também reuniu documentos sobre o desenvolvimento da música urbana em Porto Alegre. Seu resgate histórico sobre a gravadora Casa Elétrica, por exemplo, foi fundamental para pesquisadores de todo o país entenderem como se deu a história do disco no país e na América do Sul.

 

A PLATEIA – FOTO: DIVULGAÇÃO