Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Área Pastoral de Palmeira das Missões participam de encontro

03/09/2024

No domingo, 1º de setembro, os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Área Pastoral de Palmeira das Missões reuniram-se na Capela Santa Maria Goretti, em Boa Vista das Missões, para rezar, estudar, partilhar a missão e animar o ministério.

Cerca de 250 Ministros das paróquias de Palmeira das Missões, Cerro Grande, São José das Missões, Constantina, Novo Barreiro, Liberato Salzano e Jaboticaba participaram, bem como os padres.

De acordo com o anfitrião e pároco, padre Leoclides Dalla Nora, da Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Jaboticaba, que atende 26 comunidades, essa foi a primeira vez que a Área Pastoral realizou o evento, sendo o padre Nildo Moura de Melo o coordenador.

A programação do Encontro de Ministros iniciou às 9 horas, com acolhida e animação, adoração do Santíssimo, formação, diálogo em grupos, almoço, partilha do diálogo em grupos, Santa Missa e lanche.

Padre Nildo falou sobre as primeiras comunidades (Atos 2, 42-47), onde reuniam-se em torno da mesa/altar e partiam o pão. O sonho de Jesus é a Igreja. Abordou os quatro pilares, as colunas de sustentação pastoral para as comunidades cristãs, que são: Ensinamentos dos Apóstolos (a Igreja nasce quando decide seguir os ensinamentos deixados pelos 12 apóstolos que conviveram com Jesus), Comunhão Fraterna (nasce da Trindade e se traduz em comunhão; os cristãos punham tudo em comum), Fração do Pão (nova fonte da vida comunitária, lembrando as vezes que Jesus partilhou o pão com seus discípulos) e Oração (permanecer assíduos na oração e ao ministério da Palavra para manter a comunidade unida). Os MECES – Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – são leigos convidados pelo pároco a fazer parte do serviço do altar, da distribuição da santa comunhão nas missas e aos doentes, em suas casas; também para liderar espiritualmente as comunidades e grupos da paróquia.

Outro assunto abordado no encontro foi o Jubileu da Esperança em 2025, cuja Porta Santa será aberta no mês de dezembro. “Peregrinos da Esperança” é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Ano Jubilar de 2025, o primeiro deste terceiro milênio. Em preparação para o Jubileu, a Igreja vive este ano de 2024 o Ano Santo de Oração; somos chamados a intensificar nossas orações para a abertura da Porta Santa. A Porta Santa da Basílica de São Pedro será aberta em 24 de dezembro de 2024, e a Porta Santa das Catedrais em 29 de dezembro de 2024. No dia 28 de dezembro de 2025, termina o Jubileu na Diocese, e no dia 6 de janeiro de 2026, encerra-se o Ano Jubilar; a Porta Santa na Basílica Papal será fechada pelo Papa Francisco.