Mais de 150 motoristas são multados por uso de celular ao dirigir

05/09/2018

O trânsito é um espaço em que o cuidado e atenção em diversos detalhes é fundamental mas, parece, que a população brasileira não costuma ser a mais cumpridora de regras e que evitariam muitos acidentes, como o uso indevido de aparelhos celulares durante o ato de dirigir.
Segundo dados do Denatran, em todo o país houve um aumento de 167% no número de multas para motoristas que utilizam o celular enquanto dirigem. Outro dado prova o quanto isso é preocupante: de acordo com pesquisa do Cesvi Brasil, o condutor fica em média três segundos sem olhar a via quando usa o aparelho, tempo mais que suficiente para perder a atenção necessária.
Desde o ano de 2016, a multa para quem dirige e utiliza celular ao mesmo tempo passou da categoria Média para Gravíssima infração. A pena é a perda de 7 pontos na carteira e multa de R$293,47.
A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) aponta que o uso do telefone ao volante está entre as três principais causas de acidente no Brasil, junto ao excesso de velocidade e ao consumo de bebida alcoólica.
Entre janeiro e setembro de 2018, Palmeira das Missões registrou 157 multas por uso de celular ao dirigir. No mesmo período 77 multas foram aplicadas para motoristas que transportavam indevidamente crianças no banco da frente.
Segundo o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana do Município, Ademar Barcelos, os condutores palmeirenses devem tomar o máximo cuidado em relação as distrações externas, além de manterem preocupação com índices elevados de velocidade.

Como mudar hábitos prejudiciais
Reeducação parece ser a única saída para a mudança de hábitos que matam milhares de pessoas todos os dias no trânsito Brasileiro. Se é difícil mudar conceitos estabelecidos na mente de experientes motoristas, pelo menos é possível estabelecer bons hábitos em novos condutores.
Alguns CFCs já adotam, inclusive, aulas teóricas mais modernas para novos e antigos condutores, que precisam passar pela reciclagem da CNH. As matérias dispõem de recursos multimídia personalizados que se adaptam às necessidades dos candidatos. Dessa forma, é possível reforçar conceitos-chave e promover um processo de reeducação direcionado e efetivo.

Dicas para um trânsito seguro
- Cuidar da manutenção do veículo
- Respeitar a sinalização
- Cuidar de pedestres e ciclistas
- Diminuir a velocidade
- Use sempre o cinto
- Fique sempre atento a tudo e todos em sua volta
- Respeite o outro para ser respeitado

CARINE ZANDONÁ BADKE E RODRIGO D’AVILA – FOTO: DIVULGAÇÃO/TP