Implantação do curso de medicina na UFSM-PM ganha força com articulação política
24/11/2023
![](http://tribunadaproducao.com.br/images/ufs.jpeg)
Um sonho. Podemos assim dizer sobre a perspectiva de se ter o curso de medicina na Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões. E o melhor de tudo isso é que, cada vez mais, ele toma forma e tem grandes chances de se tornar realidade.
Na última semana, uma comitiva formada por lideranças políticas, representantes de entidades de classe de Palmeira das Missões, do Hospital de Caridade, além do diretor e vice-diretor do campus, esteve em Santa Maria, na sede da universidade, para uma reunião com o reitor, Luciano Schuch, com o pró-reitor de planejamento, Rafael Lazari.
Na oportunidade, foi discutido sobre a viabilidade e os passos necessários para a implantação não somente do curso de medicina, mas também de outros da área da saúde. O que poderá transformar Palmeira das Missões em um polo de ensino voltado à saúde.
- Palmeira das Missões tem características que a tornam propícia para se tornar um polo de saúde. Além do curso de Medicina, podemos pensar em pleitos para outros cursos na área, como Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia, ampliando ainda mais as oportunidades de formação na região", destacou o retiro, Luciano Schuch.
Para o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, o apoio dos municípios da região e das lideranças políticas é de extrema importância para pleitear o curso junto ao governo federal.
- Juntando toda nossa região, que tem um potencial grande de dar suporte para os estágios nos cursos, tanto na rede básica como também na média e alta complexidade, nós temos a condição prática e objetiva de trazer o curso de medicina para Palmeira das Missões. A partir de agora, com o projeto pronto, nós vamos começar o processo de mobilização regional. Conversar com os nossos municípios da Amzop, Amuceleiro e outros municípios da região que têm na sua abrangência o campus da UFSM-PM para que a gente se mobilize e crie a força política necessária para que a gente incida no governo federal a implantação do curso de medicina e, portanto, também dos demais cursos da área da saúde – disse.
Para isso, uma reunião será realizada no auditório da UFSM-PM nesta segunda-feira, 27 de novembro, a partir das 14h, com lideranças regionais, associações de municípios, entidades sociais e empresariais, entre outras, com intuito de mobilizar apoio e consolidar propostas que serão encaminhadas ao governo federal.
Atualmente, a UFSM-PM conta com três cursos ligados a saúde, sendo eles biologia, enfermagem e nutrição, o que já garante uma estrutura física e de laboratórios para a implantação do curso de medicina, faltando apenas o de anatomia humana, que teria que ser viabilizado, além da contratação de, no mínimo, 70 novos profissionais.
De acordo com o diretor, Luiz Anildo Anacleto da Silva, o campus tem plenas condições de implantação quanto a infraestrutura de laboratórios, salas de aula e setores de apoio. “O projeto de curso está pronto. Trata-se de um projeto moderno e inovador, com a oferta de conteúdos tendo como a assistência, a prevenção de doenças e agravos e a promoção da saúde”, explica.
Agora, os próximos passos dizem respeito a solicitação junto ao governo federal para autorização e cedência de códigos de vagas para docentes, técnicos administrativos e de laboratório.