Hospital de Caridade receberá recursos do Programa Assistir

24/09/2021

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou a lista dos 158 hospitais que serão beneficiados com recursos do Assistir. O programa, lançado no início de agosto pelo Governo do RS, busca distribuir de forma mais justa e transparente incentivos estaduais para suplementar serviços em hospitais gaúchos.

O novo método de distribuição dos incentivos estabeleceu que os hospitais contratualizados pelo programa deverão prestar pelo SUS os seguintes serviços: porta de entrada (urgência e emergência), maternidade, maternidade de alto risco, ambulatório de gestação de alto risco, ambulatório de egressos de UTI neonatal, ambulatórios de especialidades, de doenças crônicas, de idosos e de feridas, leitos de saúde mental e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), procedimentos e exames em oncologia, leitos de hospitais de pequeno porte e leitos de saúde prisional.

A expectativa é ampliar a capacidade de atendimentos clínicos em 57% e de cirurgias de média complexidade em 121%. Além disso, o programa, que contará com 132 ambulatórios incentivados, traz como novidade o incentivo imediato de quatro ambulatórios para o processo transexualizador, serviço que não existia no RS com verba estadual.

Após a análise feita pela SES dos retornos dos hospitais e municípios às notificações, 158 instituições seguem com acréscimo de valor com o Programa Assistir.

Entre os contemplados para receber o recurso, está o Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. A instituição abrange a população da cidade e os 26 municípios que compõem a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde. Atualmente, o HC realiza mais de 4 mil atendimentos por mês no setor de urgência e emergência.

Contratos

Conforme a SES, os contratos já estão tramitando e os hospitais serão chamados nos próximos dias para assiná-los. Todos os contratos assinados e publicados em setembro são pagos em outubro.

Os valores serão repassados aos hospitais sob gestão estadual após a assinatura do contrato de prestação de serviços entre o hospital e o Estado. No caso das instituições hospitalares sob gestão municipal, os montantes serão distribuídos pelo respectivo município, por meio de portaria específica para transferência aos Fundos Municipais de Saúde.

Além do Hospital de Caridade, 11 casas de saúde serão contempladas nos municípios da região noroeste.

Confira a lista dos contemplados na região:

- Hospital São Gabriel (Ametista do Sul)

- Hospital São Roque (Caiçara)

- Hospital Divina Providência (Frederico Westphalen)

- Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (Iraí)

- Hospital Santa Rita (Jaboticaba)

- Hospital de Caridade (Palmeira das Missões)

- Hospital Santa Terezinha (Palmitinho)

- Hospital São José (Rodeio Bonito)

- Hospital Pio XII (Seberi)

- Hospital Santo Antônio (Tenente Portela)

- Hospital de Caridade (Três Passos)

TP com informações do Governo do RS