Hospital de Caridade de Palmeira das Missões explica sistema de triagem e desafios no atendimento de urgência e emergência
02/12/2024
Na edição do dia 14 de novembro, a Tribuna da Produção publicou uma matéria que trouxe relatos de pessoas que enfrentaram longas esperas no atendimento de urgência e emergência do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HCPM). Por meio de entrevistas com pacientes e familiares, a reportagem retratou histórias, ilustrando a realidade vivida por algumas pessoas que buscaram atendimento médico emergencial na unidade.
Diante dos relatos e com o objetivo de esclarecer para a comunidade palmeirense, a administração do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões afirma que o HCPM adota como critério para triagem dos pacientes que chegam para atendimento a Classificação de Risco Manchester, sistema utilizado para organizar o atendimento, priorizando os casos mais graves e garantindo segurança e eficiência no tratamento. A classificação tem como objetivo, organizar o atendimento de maneira justa; salvar vidas priorizando quem corre maior risco; e, garantir que cada paciente receba o cuidado certo no tempo certo.
– Assim que os pacientes chegam até a Unidade de Urgência e Emergência de nossa Instituição, suas fichas de atendimento são realizadas pela equipe de recepção, conforme ordem de chegada. Após isso, os pacientes são chamados individualmente para o acolhimento/triagem, o qual é realizado pelo enfermeiro do setor. A partir da mensuração de sinais vitais e sintomas do paciente, se define a classificação do atendimento, em seguida o mesmo é orientado sobre seu tempo de espera além de ser identificado com um adesivo conforme a cor de sua classificação – diz a administração do HCPM.
Confira as categorias da Classificação de Risco Manchester:
VERMELHO – EMERGÊNCIA
Atendimento imediato!
Situações de risco iminente à vida.
AMARELO – URGENTE
Atendimento em até 60 minutos.
Desconforto significativo, mas sem risco imediato.
VERDE – POUCO URGENTE
Atendimento em até 120 minutos.
Situações que permitem espera.
AZUL – NÃO URGENTE
Atendimento em até 240 minutos.
Casos que podem ser tratados em consultas agendadas.
A administração do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, ressalta também que a ordem de chegada não determina a ordem de atendimento. Além disso, pede que quem estiver sentindo que a sua condição piorou durante o tempo de espera, avise imediatamente. Além disso, o HCPM reitera que a avaliação é realizada por profissionais treinados para garantir a segurança do paciente e diz ainda que a classificação de risco não é um diagnóstico médico, mas um sistema para organizar e priorizar os atendimentos de acordo com a gravidade, que visa garantir maior segurança para os pacientes, reduzir a incidência de fatalidades, além de tornar a unidade de atendimento mais segura.
De acordo com o HCPM, é necessário que a comunidade compreenda sobre demoras no atendimento na Urgência e Emergência. Certas situações tendem a gerar maior tempo de espera para atendimento, como:
- Alta demanda do número de atendimento em um determinado momento do dia;
- Limitação do espaço físico quando há elevado número de pacientes que necessitam permanecer em observação;
- Necessidade de maior tempo para atendimento de situações graves (classificadas como fichas vermelhas). Nessas situações há a necessidade de estabilizar os pacientes, geralmente necessitando de exames mais complexos, o que envolve toda a equipe assistencial. Além de, dependendo do caso, ser necessária a solicitação de transferência deste paciente. Para a transferência ser concretizada é necessário que o paciente seja cadastrado no Sistema de Regulação Estadual, além de ser responsabilidade do médico plantonista a realização de ligações para os serviços de referência e em seguida para o SAMU solicitando o transporte para a transferência”, complementa a administração.
HCPM visa atendimento mais rápido e eficiente com nova área de atendimento de urgência e emergência
A unidade de Urgência e Emergência do HCPM tem suas portas abertas, 24 horas por dia, sendo referência para atendimento de uma população de cerca de 165 mil pessoas, pertencentes a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, entre elas munícipes de Palmeira das Missões, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Lajeado do Bugre, Jaboticaba, Sagrada Família, entre outros. Para seu funcionamento, a unidade conta com atendimento Clínico Médico, de Enfermagem, Diagnóstico por Imagem, Análises Clínicas, recepção, portaria e higienização, e de retaguarda conta com as especialidades de Traumato Ortopedia, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Cardiologia, Cirurgia Geral e Bucomaxilofacial.
Indicadores do HCPM mostram os dados sobre atendimentos de janeiro à outubro de 2024, com total de 23.996 pacientes atendidos na Urgência e Emergência. O gráfico a seguir mostra a divisão destes atendimentos por cores da classificação de risco:
“O HCPM preza pelo atendimento qualificado de todos os pacientes que acessam o serviço. Amparados por uma diversa equipe de especialistas, compreendemos que ainda se faz necessário ampliar o quadro de funcionários que realizam a assistência aos pacientes”, diz a administração.
Pensando em ampliar e qualificar o atendimento, a Instituição está em construção de uma nova Urgência e Emergência, com uma área física de 704m², a qual irá disponibilizar à comunidade condições mais adequadas e modernas para prestação do serviço, assim como acolhimento dos pacientes de forma humanizada. “Neste processo a administração do hospital está trabalhando para o crescimento do quadro de profissionais que atuam diretamente na assistência ao paciente e áreas de apoio, visando melhor resolutividade e agilidade nos atendimentos”, destaca.
Além disso, a administração do HCPM pontua a importância dos recursos financeiros destinados pelo Executivo Municipal, como por exemplo os R$ 8 milhões para compra de equipamentos e R$ 5 milhões para a garantia de que a nova unidade de Urgência e Emergência torne-se realidade.