HC de Palmeira das Missões suspende atividades do setor neonatal após diagnóstico de crianças infectadas por bactéria

11/08/2023

Esta semana, uma informação que veio à tona e preocupou a sociedade de Palmeira das Missões e região foi a detecção da bactéria Staphylococcus aureus na área do setor neonatal do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões.

A detecção se deu após recém-nascidos atendidos na rede básica de saúde apresentar pústulas na pele, sintoma característico de infecção pelo microrganismo. O monitoramento foi realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) o que resultou, como orientação da Vigilância Sanitária Estadual, na suspensa momentânea dos serviços no setor da maternidade.

De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Queli Sartori, as ações para localizar as crianças e gestantes que passaram pelo setor neonatal se mostram efetivas. “Todo esse fato iniciou no dia primeiro de agosto, quando uma unidade de saúde identificou três crianças com lesões de pele e então ascendemos o alerta. Entramos em contato com a equipe da CCIH para iniciarmos o levantamento dos nascidos vivos e então identificarmos os casos. Até agora, 12 crianças foram diagnosticadas com a infecção e todos os casos evoluem bem”, explica.

Segundo a profissional, a bactéria é muito comum de ser encontrada em adultos em regiões como mãos e nariz, por exemplo. Entretanto, em recém-nascidos o cuidado é extremo por conta da baixa (ou nenhuma) imunidade. “Em nós adultos a bactéria está ali e não causa nenhum agravo, no entanto quando se trata de recém-nascido aí podem surgir essas lesões”, detalha.

Ao ser notificado da situação, o Hospital de Caridade realizou o trabalho de coleta do material para que então houvesse a identificação de qual microrganismo se tratava. “Após identificarmos do que se tratava, realizamos uma reunião com o controle de infecção e por precaução realizamos de imediato algumas medidas de contenção como a não realização de cesáreas e de cirurgias eletivas, além de seguirmos todos os protocolos de desinfecção nas unidades onde gestantes e bebês ficam”, conta o administrador do HC, Sergio Blümke.

Além disso, uma coleta de superfície foi realizada e encaminhada para a Universidade Federal de Santa Maria Campus de Palmeira das Missões com intuito de identificar qual a situação das superfícies do HC. Ainda, espera-se os resultados ara identificar possíveis focos e potencializar o trabalho de higienização.

A orientação, agora, é que todas as gestantes que tiveram seus bebês a partir de 12 de julho fiquem atentas ao aparecimento de sintomas e que, se identificadas principalmente erupções na pele, a unidade básica de saúde seja procurada.

Vale ressaltar também que todos os casos estão sendo acompanhados individualmente e que cada criança está sendo tratada de acordo com suas necessidades. “Estamos realizando o acompanhamento de todas as crianças e a evolução do quadro. Até agora todas estão respondendo bem ao tratamento médico”, ressalta o secretário municipal de saúde, Izaías Malheiros.

Devido as circunstâncias, seguem suspensas as cirurgias eletivas de todas as especialidades, mantendo apenas cirurgia de urgência e emergência.

Confira abaixo a nota de esclarecimento divulgada pela instituição:

NOTA DE ESCLARECIMENTO                                                                       

A direção da Associação do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões informa que verificou a presença de um microrganismo infeccioso - bactéria comum em âmbito hospitalar -na área do setor neonatal do hospital, detectado através de exame de cultura, iniciando-se, imediatamente, os protocolos de desinfecção e as medidas de precaução e controle, tudo monitorado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH, no sentido de coibir a disseminação do microrganismo isolado. Por orientação e acompanhamento da Vigilância Sanitária Estadual, os serviços no setor da maternidade foram interditados, momentaneamente, sendo as gestantes remanejadas para outros estabelecimentos de saúde da região para evitar contagio.

Em conjunto com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões, está sendo realizado busca ativa das puerperas e seus recém- nascidos, que tiveram atendimento no hospital, com a finalidade de verificar se apresentaram algum sintoma, sendo oportunizado exames de diagnóstico e avaliação médica.

Por fim, diante da atual situação e visando a segurança dos pacientes, a Associação informa que estão suspensas as cirurgias eletivas de todas as especialidades mantendo cirurgias de urgência e emergência.

Diante da situação, o Hospital de Caridade conta com o apoio e compreensão dos diversos órgãos de fiscalização e regulação, e reafirma o compromisso no trabalho para a retomada de todos os atendimentos do estabelecimento de saúde o mais breve possível.