Feminicídios têm queda pelo quinto mês consecutivo

13/10/2020

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nesta terça-feira (13) os indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul e informou que houve queda em três crimes contra a vida. Os feminicídios, que preocuparam bastante durante o início da pandemia, tiveram redução pelo quinto mês consecutivo. Em relação a homicídios e latrocínios, houve diminuição entre janeiro e setembro. Mas os casos de matar para roubar aumentaram no Estado em setembro e também tiveram aumento em Porto Alegre nos primeiros nove meses do ano em comparação ao período semelhante de 2019.

Os feminicídios, que tiveram elevação do número de casos em março e abril deste ano, apresentaram redução em setembro, se comparado com o mesmo mês do ano passado, e queda consecutiva desde maio. No mês passado, o Estado registrou seis mulheres vítimas e, no mesmo mês de 2019, houve sete casos, uma redução de 14%.

No acumulado do ano, os assassinatos de mulheres em razão do gênero caíram cerca de 10%, já que foram 63 casos desde janeiro deste ano, contra 70 nos primeiros nove meses de 2019. Para o governo gaúcho, o principal motivo para essa diminuição tem sido o reforço nas campanhas de conscientização e canais de denúncia.

Os outros indicadores envolvendo violência contra a mulher também tiveram redução em setembro: ameaças caíram 13%, lesões corporais, 10%, estupros, 1,6% e tentativas de feminicídio, 0,8%.

Para denunciar casos de violência contra a mulher, use o Disque 100 ou contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça, inclusive online, pelo site do Ministério Público.

Homicídios e latrocínios
Em relação aos homicídios, houve em todo o Estado queda de 18,3% em setembro, quando houve o registro de 126 casos contra 103 no mesmo período de 2019. Também tem redução no acumulado do ano. Na soma de vítimas entre janeiro e setembro, o total caiu 7,2%, de 1.380 no ano passado para 1.281 neste ano.

Já nos latrocínios, a diminuição é de 10% neste ano na comparação com o período de janeiro a setembro do ano passado. Os roubos com mortes diminuíram de 57 para 51. No entanto, se tiver como base o comparativo entre os meses de setembro de 2020 e 2019, neste ano houve um caso a mais. No mês passado, cinco pessoas morreram após assalto no Estado e, em setembro de 2019, foram quatro mortes.

Com informações Gaúcha ZH